Página inicial > Últimas Notícias > Proppg divulga Edital de Auxílio a Projetos de Inovação e Pesquisa Aplicada (Apipa) 2019

As propostas devem ser submetidas pelos pesquisadores até dia 30 de agosto

• Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 17h37
  • Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 19h20

Na quarta-feira, 5 de junho, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg), divulgou o Edital Nº 4/2019 de Auxílio a Projetos de Inovação e Pesquisa Aplicada (Apipa) com o objetivo de selecionar propostas consistentes e inovadoras para receber auxílio financeiro.  O edital é dirigido a professor(a) pesquisador(a) e receberá submissões em fluxo contínuo até mês de agosto ou até esgotar o recurso disponível para a execução de projetos.

De acordo com o edital, o projeto de pesquisa precisa ter foco em inovação, propor soluções de problemas reais, com natureza institucional, empresarial ou comunitária, por meio do desenvolvimento e aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos, processos ou serviços tecnológicos de impacto econômico ou social, visando a solução de problemas reais do setor produtivo. “Mesmo com as limitações orçamentárias, seguimos na certeza de que a inovação é a garantia de seguirmos avançando no IFPA. Publicamos este edital do Apipa para conceder auxílio financeiro às propostas consistentes que se debruçam sobre o desenvolvimento para a sociedade”, ressaltou a Pró-reitora da Proppg, Ana Paula Palheta Santana.

Quanto aos prazos, os interessados devem fazer a submissão das propostas no período de 5 de junho a 30 de agosto ou até se esgotarem os recursos. A previsão de divulgação dos resultados é 20 dias após a submissão e os recursos devem ser apresentados até dois dias após a divulgação do resultado da avaliação. Após aprovado, cabe ao Coordenador do Projeto de Pesquisa entregar o relatório mensal feito pelos bolsistas, o relatório parcial e final do projeto para fins de acompanhamento e avaliação do Apipa pela Proppg. O prazo de execução do projeto é de até 12 meses.

Leia atentamente o edital: http://bit.ly/Apipa2019-Edital-Anexo

Apipa

A Proppg conta com recursos totais de R$ 300 mil reais para o Edital Nº 4/2019 – Apipa. Este é um auxílio (custeio e bolsa) para projetos e pesquisas a serem desenvolvidos no IFPA. Para concorrer aos recursos, além de seguir todos os critérios do edital, de elegibilidade,  o projeto deve ter orçamento de até R$ 30 mil reais e ser submetido por um pesquisador ou Grupo de Pesquisa.

Para a submissão da proposta, além do processo físico, será obrigatório o envio eletrônico da proposta em formato PDF. A via eletrônica deverá conter todos os documentos do processo protocolado e o comprovante de protocolo digitalizado, tudo encaminhado para o e-mail inova.proppg@ifpa.edu.br pois este será considerado para a ordem de análise, pela PROPPG, das propostas submetidas.

Custeio

Os custeios devem cobrir gastos tais como: material de consumo; componentes e/ou peças de reposição de equipamentos;  licenças de softwares necessários para o desenvolvimento do projeto; instalação, recuperação e manutenção de equipamentos; despesas acessórias, especialmente as de importação e de instalações necessárias ao adequado funcionamento dos equipamentos; serviços técnicos essenciais para o desenvolvimento do projeto, que não possam ser realizados pela equipe executora; consultoria especializada para o desenvolvimento de estudos de mercado relacionados a produtos inovadores que façam uso dos resultados do projeto financiado por este Edital; consultorias técnicas ou mercadológicas; passagens e diárias unicamente vinculadas ao desenvolvimento do projeto.

Bolsas

Quanto às bolsas, cabe ao coordenador do Projeto definir o número de bolsas e as modalidades, bem como a quantidade de parcelas, respeitando o valor máximo total por cada projeto. As modalidades de bolsa são:

Coordenador de Projeto: Valor mensal de R$ 800,00.

Estudante Técnico Integrado e Subsequente: Valor mensal de R$ 200,00.

Estudante Graduação: Valor mensal de R$ 400,00.

Estudante Especialização: Valor mensal de R$ 600,00.

Estudante Mestrado: Valor mensal de R$ 800,00.