Página inicial > Últimas Notícias > Sicti 2019 propõe três novidades

Sicti 2019 propõe três novidades

“Gincana de Inovação”, “Desafio Tecnológico” e “Meninas na Ciência”

• Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 17h43
  • Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 15h43

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppg), lança os editais de três novos projetos - “Meninas na Ciência”, “Gincana de Inovação do IFPA” e o “Desafio Tecnológico”, farão parte desta edição do Simpósio de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Sicti). Os editais são destinados, exclusivamente, aos alunos dos 18 Campi do IFPA.

Os editais estão disponíveis na página do evento: http://www.sicti.ifpa.edu.br/.

Mostra de Inovação “Meninas na Ciência”

Com o propósito de evidenciar a vocação técnico-científica feminina em projetos de pesquisa e promover a permanência na carreira acadêmica nas diversas áreas do conhecimento, bem como divulgar os resultados da pesquisa aplicada e inovação desenvolvidos por discentes pesquisadoras, a Proppg lançará a Mostra de Inovação denominada “Meninas na Ciência” durante o XI Sicit que ocorrerá em Marabá.

Cada Campus, por meio da Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, deverá realizar um processo de seleção dos projetos desenvolvidos pelas discentes. Para participar, cada trabalho precisa ter uma carta de recomendação do orientador, atender aos quesitos de originalidade, inovação, relevância social e ter um relatório de pesquisa dentro dos padrões estabelecidos pelo edital. O projeto selecionado participará da Mostra “Meninas do IFPA na Ciência” que ocorre durante o Sicti 2019.

As 18 finalistas terão a viagem até Marabá financiada pela Proppg e receberão Certificados de Participação na Mostra de Inovação. Será considerado vencedor o projeto com maior pontuação.

Leia atentamente o edital e se atente ao no período de submissão de proposta, 1º a 10 de agosto.

Sicti 2019 desafia estudante a desenvolver robôs de baixo custo

A equipe do Sicti 2019 pensou em uma forma de incluir os apaixonados por programação e robótica nesta edição do evento de forma mais efetiva, criou o “Desafio Tecnológico” proposto pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPA (NIT/Proppg). O objetivo do projeto é estimular os alunos e servidores do IFPA a desenvolverem robôs móveis, preparar os estudantes para competições de robótica, criar ambiente para troca de informações e experiências, buscando motivar a pesquisa científica e aplicada à robótica no âmbito do IFPA.

Para participar da competição o/a estudante precisa preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail nit@ifpa.edu.br até dia 9 de agosto. A inscrição pode ser individual ou em dupla, sendo necessário indicar o servidor/orientador (docente ou técnico administrativo) para auxiliar durante a competição.

A Proppg fornecerá os Kits, conjunto de itens de baixo custo, para os inscritos construírem os robôs antes da realização do Siciti. A competição ocorre no último dia do XI Sicti, às 8h, em Marabá. Acesse o edital e leia atentamente.

Para auxiliar os interessados em participar do “Desafio Tecnológico – Sicti 2019”, o NIT sugere a leitura do seguinte passo a passo sobre montagem de robôs: https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/robotica/3587-mec093

“Gincana de Inovação do IFPA”

O IFPA promoverá outra novidade durante o Simpósio 2019, a “Gincana da Inovação”. De acordo com o edital divulgado pela Proppg, cada Campus, representado pelo Coordenador de Pesquisa, deverá inscrever uma equipe para participar da competição. As equipes devem ser compostas por um monitor e quatro alunos, estes serão responsáveis pela organização, disciplina e cumprimento das tarefas. O monitor, necessariamente, deverá ser um servidor não envolvido na comissão organizadora do evento, a quem cabe auxiliar e incentivar a equipe durante todas as atividades da gincana.

As inscrições podem ser realizadas até dia 9 de agosto. Todos devem ler o edital e ficar atentos aos prazos das etapas. Cada equipe deverá criar a identidade visual e organizacional da equipe para apresentar no desfile de abertura da gincana. Deverá, também, elaborar um vídeo temático para ser postado na página do facebook do Sicti 2019. O vídeo deve ser enviado até dia 20 de agosto e sua postagem até 27 de agosto. A primeira e a segunda etapas ocorrem durante o evento.

Todas as informações, pré-tarefas, tarefas, orientações e dicas serão comunicadas pela Comissão Organizadora da Gincana através do site proppg.ifpa.edu.br. As sugestões e/ou reclamações devem ser encaminhadas para o email nit@ifpa.edu.br.