Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração do Proficiência - ENEM 2014
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração do Proficiência - ENEM 2014

  • Publicado: Sábado, 17 de Janeiro de 2015, 02h00
  • Última atualização em Quinta, 29 de Janeiro de 2015, 10h05

Os Campi do IFPA, por meio de suas Secretarias Acadêmicas, estão autorizados a emitirem a Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração do Proficiência com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do ano de 2014.

 

Orientações para obtenção de certificação de conclusão do Ensino Médio


1. Quem pode solicitar a certificação pelo ENEM?
O interessado em obter certificação de conclusão do Ensino Médio ou declaração de proficiência com base nos resultados do ENEM, deverá atender aos seguintes requisitos:
1. possuir 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova em cada edição do ENEM;

2. ter atingido 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento que estruturam as provas objetivas do ENEM;

3. ter atingido 500 pontos na Redação.Para a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, o interessado deverá obter a pontuação mínima na prova objetiva e, adicionalmente, a nota mínima na prova de redação.

2. Como solicitar a certificação pelo Enem?
Em um primeiro momento, o interessado deve informar no ato de sua inscrição no Enem que deseja obter Certificação. Se o participante atingir os resultados necessários, ele deverá procurar uma unidade certificadora para obter seu documento de certificação.


3. Onde obter os certificados?
Todas as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia estão autorizados a emitir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e a
Declaração de Proficiência por área do conhecimento.
O Inep não emite documentos de certificação.


4. Quais são os documentos de certificação?
A certificação com a utilização dos resultados do ENEM é oficializada por meio dos seguintes documentos a serem emitidos pelas unidades certificadoras:
a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio
O Certificado de conclusão do Ensino Médio é o documento que reconhece oficialmente que o educando cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares do núcleo comum do atual Ensino Médio. Para efeito de certificação é permitido o aproveitamento de estudos – obtidos por processos de escolarização formal – e de outras formas reconhecidas oficialmente de eliminação de componentes
curriculares. Por exemplo, o participante poderá utilizar os resultados de edições anteriores do ENEM (a partir de 2009) e de outros Exames da mesma natureza para obter a certificação, como o Encceja ou outros exames supletivos, em atendimento ao que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

b) Declaração de Proficiência
É a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares nas áreas avaliadas pelo ENEM.


5. Como se dá a validação dos documentos certificadores?
O Certificado de Conclusão do Ensino Médio e a Declaração de Proficiência expedidos pela unidade certificadora deverão ter validade e reconhecimento pelas Instituições de Ensino situadas no Brasil e no
Exterior em cumprimento as exigências do Ministério da Educação de cada país. A validação ou reconhecimento dos documentos de certificação obedecem aos critérios estabelecidos por cada unidade certificadora (Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), em observância à legislação federal e dos Conselhos Estaduais de Educação sobre o assunto.

6. Leia os documentos abaixo: 

Resolução nº 001 2014 CONSUP IFPA Estabelece Procedimentos para Certificação ENEM

Portaria nº 179 de 28 04 2014 Modelo Certificado e Declaração de Proficiência

Relação de Estudantes Aptos a serem Certifidos pelo IFPA

Requerimento para Certificação ENEM

Guia certificacao enem 2014

Portaria Normativa MEC nº 10 de 23 de maio de 2012 Certificação ENEM

Endereço dos Câmpus do IFPA

Declaração de que não concluiu o Ensino Médio regular

Edital nº 12 de 08 05 2014 ENEM 2014

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página