Página inicial > Últimas Notícias > Reitor do IFPA é reconduzido ao cargo

Reitor do IFPA é reconduzido ao cargo

• Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 23h31
  • Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2019, 23h31

Nesta quinta-feira, 01 de agosto, foi publicado o decreto presidencial que reconduz o Professor Claudio Alex Jorge da Rocha ao cargo de reitor do Instituto Federal do Pará. O Decreto de 31 de julho de 2019 pode ser lido no link: http://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-de-31-de-julho-de-2019-208355607.

Após a publicação do decreto, o reitor do IFPA explanou suas expectativas de futuro para o Instituto “Tenho a expectativa que continuemos crescendo e avançando, consciente dos desafios que estão postos em nosso país, notadamente no campo da Educação”.

Claudio Alex também destacou a importância da Instituição para a sociedade paraense “Temos uma instituição forte, interiorizada, com um quadro de servidores qualificados, com indicadores educacionais e de gestão expressivos que alicerçam a integridade e a credibilidade do IFPA junto à sociedade. Esses atributos nos dão a confiança e a convicção de que é possível continuarmos avançando e inovando em nossos processos de Ensino, Pesquisa e Extensão, considerando a melhoria dos nossos procedimentos de gestão e no respeito e valorização das pessoas”.

“Expresso o compromisso em continuar avançando no desenvolvimento organizacional e institucional, com uma abordagem de gestão que visa à liderança participativa, orientada para pessoas, com prestação de contas rigorosa e promovendo corresponsabilidade da comunidade acadêmica nas políticas institucionais, além do zelo quanto à diversificação do financiamento e sustentabilidade institucional” continuou o reitor.

Dentre as propostas em seu Plano de Gestão, submetido durante o processo de consulta à comunidade do IFPA, Claudio Alex destaca algumas ações “fortalecimento e ampliação de nossas ofertas em todos os níveis e modalidades; Fortalecimento de ações de ensino, empreendedorismo, transferência de tecnologia, pesquisa, inovação e extensão tecnológica; aumento do número de parcerias firmadas com instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil; promoção de ações de respeito à diversidade e de ações de enfrentamento de todas as formas de violência; ampliação da oferta de formação continuada e qualificação de excelência, além de programas que promovam o bem-estar do servidor; instituição da gestão por competência; avançar nos processos de governança com sustentabilidade (ambiental, eficiência energética, tramitação de processos eletrônicos, entre outros); e o estabelecimento de padrões comunicacionais que fortalecer ainda mais a identidade e credibilidade de nossa Instituição”

Todos os aspectos e ações referenciados consideram como premissas basilares os constitucionais e inegociáveis princípios que nos regem e norteiam – uma educação pública, gratuita, qualificada e socialmente referenciada, como direito inalienável de todos os brasileiros e dever do Estado.

Eleição – reeleito pela comunidade acadêmica, em novembro de 2018, Claudio Alex recebeu 47,65% dos votos em consulta realizada na Reitoria e nos 18 Campi do IFPA. Para acessar todo o processo eleitoral, clique aqui.

Currículo - Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1991), especialização em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada, pela Universidade Federal do Pará (2009).