Página inicial > Últimas Notícias > Curso com foco em Inovação forma profissionais fundamentais à era digital

Curso com foco em Inovação forma profissionais fundamentais à era digital

• Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 14h50
  • Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 14h50

Servidores do Instituto Federal do Pará (IFPA) participaram, essa semana, do curso de “Gestão de processos com foco em Inovação”, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no período de 3 a 5 de setembro, no auditório do Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Ctead), na Reitoria. Inserido na área de liderança e inovação, o curso era voltado para a transformação no serviço público nas mais variadas esferas.

Ministrado pela servidora do Ministério da Cidadania, Eliane Menezes, o curso discutiu vários tópicos referentes a processos, como análise, transformação, modelagem, desenho, gerenciamento de desempenho e gerenciamento corporativo. O processo de ensino foi baseado na combinação de exposições dialogadas, dinâmicas de grupos, análise de casos e trocas de experiências, usando, para isso, ferramentas do Design Thinking.

“O curso de gestão estratégica e inovação institucional permite que as organizações tenham oportunidade revisitar os processos de trabalho sob uma ótica da inovação e na perspectiva do cliente, acho que essa é a grande proposta do curso, que é esse olhar da perspectiva do cidadão, da sociedade e o convite pra que cada associação revisite os seus processos de trabalho”, explica Eliane Menezes.

O curso “Gestão de processos com foco em Inovação” é parte do Programa de Desenvolvimento de Capacidades para Transformação Digital, cujo propósito é formar profissionais fundamentais à era digital, para atuarem em diferentes contextos e lidarem com os desafios apresentados. O Programa foi desenvolvido pela Enap e envolve servidores públicos federais que atuam no Poder Executivo Federal.

Para o técnico administrativo do Campus Belém, Andre Santos, a formação trouxe muitas novidades. “Eu já tinha lido alguma coisa sobre desenho de processos, mas fazer, desenhar o processo, remodelar o processo, transformar o processo, pra mim, essa prática é o diferencial desse curso. Isso vai me ajudar sobremaneira, porque chegando ao Campus eu vou fazer o espelho do que nós fizemos aqui, mas de forma pontual no serviço que existe e fazer a melhoria desse serviço através do mapeamento, através do redesenho, da transformação desse processo, racionalizando recursos, tanto humano quanto infraestrutura, financeiro, etc”.

É justamente esse o retorno esperado pelo curso, como explica Eliane Menezes: “Cada vez que um grupo de pessoas vem pra um curso desses e volta para o seu local de trabalho, eles tem a oportunidade de rever como é que tem sido feitos os serviços atualmente, se realmente aquele serviço que estava sendo prestado considera as necessidades das populações locais ou não, essa que é a proposta da gestão de processos com foco em inovação, que é trazer a perspectiva daquela pessoa que usufrui do serviço público seja ele qual for, pra dentro das instituições que prestam esse serviço”, conta a facilitadora.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria