Página inicial > Últimas Notícias > IFPA envia alunos para intercâmbio em Portugal

IFPA envia alunos para intercâmbio em Portugal

10 alunos foram selecionados para estudar no Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

• Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 21h24
  • Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 21h29

Qual estudante nunca desejou estudar no exterior, aprender novo idioma, conhecer novas culturas, ampliar pesquisas, com tudo financiado por sua instituição de ensino? O que parece sonho se tornou realidade para dez jovens do Instituto Federal do Pará (IFPA) que embarcaram para Portugal na última sexta-feira, 13 de setembro. Ao todo, foram dez estudantes de cursos superiores e de pós-graduação do Instituto (seis de Licenciatura e três de Mestrado) selecionados pelo edital de intercâmbio divulgado pela Pró-reitoria de Extensão do IFPA (Proex) em março deste ano. Serão cinco meses para cumprir o plano de estudos que programaram.

A parceria firmada com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e os recursos disponibilizados para auxiliar os discentes por 1 semestre letivo, no período de 16/09/2019 a 13/02/2020, dá início a um novo ciclo formativo da instituição.

Na noite da viagem, a Coordenadora de Relações Interinstituicionais, Regina Coeli Morais Krelling, representando o IFPA, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), acompanhou o embarque dos discentes no aeroporto internacional de Belém - Júlio Cezar Ribeiro. Além do abraço amigo e dos votos de boa viagem, Krelling entregou-lhes as bandeiras do Instituto e do Pará.

“Este intercâmbio significa um marco, pois é afirmação da prática da internacionalização no IFPA. Trata-se de uma experiência para a instituição e principalmente para os alunos, uma preparação profissional muito importante. Alguns vão dar continuidade à graduação e outros ao mestrado. Na volta, esperamos que eles compartilhem os conhecimentos adquiridos no exterior com a comunidade acadêmica”, afirmou Krelling.

Cercado de carinho de parentes, amigos e namorados, os jovens estavam ansiosos para o voo. A estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA, campus Itaituba, Vanuza Lopes Pereira, 23 anos, explica que sempre foi engajada nos eventos organizados pelo instituto. “Como o tripé do IF é ensino, pesquisa e extensão, sempre participei de projetos integradores. Desenvolvi artigos científicos e participei de eventos como a Feiras de Ciência, a Feicmita. Vejo neste intercâmbio uma oportunidade a mais de crescimento pessoal e profissional para todos nós”.

Outro discente atendido, que cursa mestrado em Engenharia de Materiais no IFPA, campus Belém, Rosinaldo Fonseca da Silveira, contou que é egresso do curso Técnico em Mineração. Fez graduação em outra instituição e retornou ao instituto, em 2017, ao passar em um concurso. Comentou que este intercâmbio é uma grande oportunidade para ampliar os conhecimentos, ampliar a pesquisa na área ambiental e conhecer novas realidades. Eventualmente, devido à abrangência da pesquisa que está desenvolvendo, poderá servir de parâmetro para empresas instaladas na Amazônia.

“Estou analisando um rejeito de níquel de uma grande mineradora instalada no Pará. No trabalho de campo, estou fazendo a caracterização química e mineralógica desse material. Em Portugal, vamos ver como esses procedimentos podem ser benéficos para minimizar os impactos ambientais. No IPB, durante o intercâmbio, farei seis matérias, a maioria de cunho ambiental. O Objetivo é verificar como as empresas hoje tentam mitigar seus impactos e aumentar seus lucros ao mesmo tempo”, ressaltou Rosinaldo.

O estudante de Licenciatura em Pedagogia do IFPA, campus Belém, Igor Cristian de Sousa da Silva, 22 anos, falou sobre a grande a expectativa para discutir o que há de novo na educação em Portugal. “Participar deste intercâmbio é muito importante e representativo para mim, por eu ser da Pedagogia e do Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas (Neabi). Esta é uma oportunidade que o IFPA nos proporciona para absorver e trazer novos conhecimentos para compartilhar com o Neabi, com o nosso campus e com os outros campi. Em tempos cada vez mais difíceis de fazer intercâmbio na Europa, devido aos cortes feitos pelo governo atual, esta é uma oportunidade única”.

Este intercâmbio e os desafios para a internacionalização do ensino e pesquisa no IFPA  serão debatidos durante o II Encontro de Internacionalização do IFPA (Eninter). O evento, que também é organizado pela Proex, ocorrerá dia 27 de setembro, no auditório do Campus Belém, com programação prevista para iniciar às 8h30.

Os dez alunos do IFPA selecionados para o intercâmbio no IPB são:

Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Itaituba

Alex Santana Viana, 26 anos