Página inicial > Últimas Notícias > Gincana de Inovação e rodas de conversas são destaques no segundo dia de programação do SICTI.

• Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 12h11
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 12h11

No segundo dia de atividades do XI Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI) que acontece no Centro de Convenções de Marabá até esta sexta-feira, 04, houve exposições de trabalhos, rodas de conversa, oficinas e minicursos e mais uma etapa da Gincana de Inovação, um dos momentos muito aguardado pelos estudantes.

O objetivo principal da Gincana de Inovação é possibilitar a integração e socialização dos alunos e servidores dos 18 campi por meio de atividades pedagógicas que envolvam inovação e criatividade. A intenção é estimular a prática da inovação na pesquisa de forma divertida e alegre, através de brincadeiras, produção de vídeo, apresentações artísticas (musica, teatro, dança, artes visuais e poesia) atividades inovadoras e inventivas (criação de protótipos), além, de perguntas e respostas com "torta na cara".

Segundo Elissuam Souza, um dos coordenadores da Gincana, o envolvimento dos participantes e do público tem sido fantástico “todos estão bastante estimulados e animados, assim, a comissão organizadora do XI SICTI,  junto com o Núcleo de Inovação Tecnológica, acredita que está conseguindo provocar o interesse da  comunidade acadêmica pelo tema da inovação, promovendo assim, uma cultura da propriedade intelectual, produzidas pela própria comunidade como patentes, marcas, direitos autorais, transferência de tecnologia e ações inerentes a inovação”, destacou.

A Gincana é dividia em várias tarefas, são elas: Produção de vídeo temático - Cada equipe produziu um vídeo temático que foi publicado na página do Facebook do SICTI 2019, a cerca do tema do evento que é “Diversidade, Pesquisa e Inovação”. A equipe que obteve o maior número de curtidas somou pontos; Meu Campus é show, apresentação artística realizada no dia da abertura do evento; Atividade Surpresa, realizada nesta quarta-feira, 02, e rodada de perguntas e respostas sobre propriedade intelectual que será realizada nesta quinta-feira, 03.

O estudante Ezequiel de Sousa, que cursa o curso Técnico em Agroindústria no Campus Marabá Rural, disse está muito feliz com a Gincana. “ A Gincana está superando nossas expectativas, é um excelente incentivo a tecnologia e inovação, busca com que os alunos criem algo novo, que se interessem por esses assuntos , tenho certeza que eles estão fazendo com que tudo isso aconteça com a gente”, enfatizou o membro da equipe do Campus Marabá Rural.

Outro destaque da manhã desta quarta-feira foi a mesa redonda que abordou os temas:   “Uma questão de Gênero Mulheres e Geotecnologias”  ministrado  pela professora Tatiana Pará, do Campus Castanhal e  “Gênero e Sexualidade no Contexto do IFPA” , o qual teve como ministrante a  Professora  Conceição Rodrigues, Campus Marabá Industrial.

No período da tarde teve a seguinte programação:

Mesa redonda – Produção Animal nos Trópicos. Alternativas de Alimentação para Ruminantes. Prof. Eziquiel de Morais, IFPA Campus Castanhal ; Alternativas Práticas de Piscicultura. Prof. Fabrício Ramos, IFPA Campus Cametá; Eficiência Reprodutiva e Aumento da Produção Animal por Unidade de Área. Prof. Luis Rennan Oliveira, UFRA Campus Parauapebas.

Minicursos - O museu dos videogames: uma viagem pelo universo dos jogos eletrônicos. Prof. Danileno Meireles, IFPA Campus Castanhal; Do Riso ao Cômico: humor gráfico nas Redes Sociais Prof. Raimundo Castro, IFPA campus Belém; Métodos de Estudo para o Ensino Técnico e Tecnológico. Profª Vilma Ribeiro e Prof. Brendson Brito, IFPA Campus Itaituba; Cerca elétrica rural e sua viabilidade econômica Prof. Danilo Henrique  Lima, IFPA Campus Rural de Marabá e Daniel Lopes, Gerente de Negócios da Empresa DATAMARS.

Também houve os minicursos sobre “Espanhol no ENEM: como resolver questões com textos multimodais?” ministrado pela Michele Vargas, IFPA Campus Marabá Industrial; E sobre “ Concreto Poroso permeável: Modelo de pesquisa em tecnologia, planejamento e fluxo de trabalho”,  orientado pelo professor Lourenço  Costa, IFPA campus Conceição do Araguaia. A programação foi encerrada com a oficina sobre “Desenho Básico e Quadrinhos”, tendo como oficineira Luane Barros, da Pró-reitoria de Pesquisa , Pós-graduação e Inovação, além da oficina “Stop Motion, animação de idéias”,  sob o comando do professor  Luis Antonio, IFPA Campus Tucuruí.

Texto: ASCOM Marabá Industrial