Página inicial > Últimas Notícias > Premiações e homenagens marcam o encerramento do SICTI 2019.

Premiações e homenagens marcam o encerramento do SICTI 2019.

• Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 13h43
  • Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 13h43

No encerramento do XI do Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI) que aconteceu até esta sexta-feira, 04, no Centro de Convenções de Marabá, houve a premiação dos trabalhos apresentados, a tão esperada Batalha dos Robôs que animou o público presente e a divulgação da equipe vencedora da Gincana de Inovação e homenagens.

Na categoria pôster o primeiro lugar ficou com o Campus de Breves, trabalho da aluna Larissa Lima que apresentou o Monitor de Frenquência Cardíaca. O primeiro lugar na categoria apresentação oral ficou com o Campus Ananindeua que expôs o “Irragador Automatizado de Baixo Custo”, de autoria da estudante Tamires Mendes.

A Batalha de Robôs foi um momento muito aguardo pelos estudantes e principalmente pelos curiosos que nunca tinham presenciado a competição e estavam ansiosos para conhecer de perto essa competição. O objetivo da batalha é estimular os alunos e servidores docentes e técnicos administrativos do IFPA a desenvolverem robôs móveis, possibilitando a troca de experiências entre estudantes e servidores, bem como, preparar os envolvidos para competições na área da robótica, motivando, assim, a pesquisa científica e aplicada na área de robótica.

Cada equipe deveria criar um robô com a utilização de poucos componentes eletrônicos e materiais de sucata, que poderiam ser encontrados facilmente no cotidiano. O robô não precisava dispor de uma tecnologia com elevado grau de sofisticação, mas deveria realizar movimentos comandados por um controle remoto caseiro, dotado de um circuito eletrônico com um processo de transmissão de movimento simples e de fácil implementação.

O grande vencedor da batalha foi o estudante de Automação Industrial, Elson Pimentel, do Campus Parauapebas. “Foi muito proveitoso participar da competição, aprendemos muito coisa sobre Eletrônica Analógica e assim conseguimos montar nosso robô. Nós não estávamos acreditando muito na vitória porque os materiais são totalmente de sucata, fazer um robô com peças novas é muito caro, então a felicidade de termos sidos os vencedores é muito especial”.

Já a equipe “Filhos da Mistura”, do Campus Rural de Marabá, foi a grande vencedora da Gincana de Inovação, os membros da equipe se destacaram em todas as etapas da competição e, desta forma, conquistaram o primeiro lugar. “É uma sensação maravilhosa, nós nos dedicamos muito para esta gincana e estamos muito felizes de termos ganhado”, declarou a aluna do curso Técnico em Agropecuária, Vitória dos Santos. Os “Filhos da Mistura” foram orientados pela professora Suzenny Rechene.

O professor Everaldo Fernandes, Diretor de Pesquisa do Campus Marabá Industrial, fez uma homenagem a todas as mulheres que participaram do seminário, alunas, professoras e servidoras em geral. Everaldo destacou com sem o apoio, a inteligência e a força de trabalho de todas o seminário não teria sido o sucesso que foi.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ana Paula Palheta, homenageou as alunas que participaram da Mostra Meninas na Ciência e destacou o importante papel que as mulheres desempenham no meio acadêmico. A pró-reitora também feliz uma avaliação do seminário.

“Estamos muito felizes em realizar por mais um ano o seminário, este ano foi muito exitoso pelo número de trabalhos apresentados e sobretudo pela qualidade desses trabalhos que foram muito elogiados pelos avaliadores internos e externos, então observamos que os nossos alunos fizeram um trabalho mais denso e com uma pegada muito forte na inovação, estamos felizes com o resultado e esperamos o IFPA todo ano que vem em Conceição do Araguaia”,  declarou Ana Paula.

Ascom Marabá Industrial