Página inicial > Últimas Notícias > IFPA participa do JIF Nacional

IFPA participa do JIF Nacional

Com 45 atletas a delegação paraense participa dos jogos que ocorrem de 6 a 12 de outubro

• Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 18h51
  • Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 19h58

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Nacional) começou no último dia 6 e encerra dia 12 outubro, em Guarapari (ES). A delegação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), composta por 45 atletas, participa das modalidades: atletismo feminino e masculino; basquete masculino; futebol; futsal feminino; handebol feminino e masculino; judô masculino e vôlei de praia. Este ano, a etapa Nacional do JIF foi organizada para comemorar os 10 anos da criação dos IFs e o aniversário de 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Viajou para o Espírito Santo, acompanhando os atletas, o Chefe da Delegação, o professor de Educação Física do Campus Ananindeua, João Ricardo Augusto Fecury. Com ele, compondo a Equipe Técnica do IFPA, estão os professores Biratan dos Santos Palmeira, Kley Wanzeler, Antônio Amaral e Ozeneide da Frota Sodré. Compõem a delegação do IFPA atletas de cinco campi: Marabá Rural (futebol), Tucuruí (vôlei), Belém (handebol e futsal feminino, basquete masculino), Castanhal (atletismo) e Bragança (Judô).

A prática esportiva faz parte da formação profissional, pois conduz a competições desportivas e treinamentos para o desenvolvimento do espírito de liderança, da capacidade cognitiva e do espírito de equipe. Cada jogo exige dos atletas concentração, esforço, rapidez de raciocínio para traçar estratégias individuais e de equipe, ter persistência. Neste ambiente esportivo, o estudante aprende a lidar com as emoções, seja de conquista, aprendizado e superação da derrota. Ao final de cada jogo, competição ou olimpíada terão acumulado um saldo positivo de experiências, companheirismo e amizades.

O JIF Nacional 2019 é organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif). O evento conta o financiamento do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cidadania, com complementação de orçamento das instituições participantes que compõem a Rede Federal. Excepcionalmente este ano, esta edição não contou com a tradicional etapa regional. Os 30 Institutos participantes foram definidos por sorteio.

Este ano, com o desempenho da aluna Karool Yallys Ramos da Silva, o IFPA já conquistou um ouro em atletismo - salto em altura. E o time de futebol de campo conseguiu saldo de gols para participar da final.

No ano passado, o IFPA participou da etapa Nacional do JIFs realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza. Trouxe para casa muita experiência e oito medalhas: quatro ouros, uma prata e três bronzes.

Conheça os atletas que representam o IFPA e o Pará na Etapa Nacional do JIF 2019:

NOME COMPLETO DO(A) ALUNO(A)

MODALIDADE(S)

THIAGO LEANDRO VASCONCELOS SOARES