Página inicial > Últimas Notícias > IFPA representa o Pará na etapa nacional da Geobrasil

IFPA representa o Pará na etapa nacional da Geobrasil

Alunos do Curso Técnico em Informática do Campus Paragominas conquistam prata e bronze em competição na Unicamp (SP)

• Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 18h25
  • Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 19h38

Equipe do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Paragominas, denominada “Ulteriores”, representando o estado do Pará na etapa nacional da Olimpíada Geobrasil 2019 (OGB), trouxe para casa uma prata e dois bronzes. O evento ocorreu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de outubro.

A OGB reuniu a V Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG e a III Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra – OBCT. Estruturada em quatro fases, três fases online e a quarta fase presencial, a OBG é uma competição científica organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de Brasília (UnB), voltada para estudantes que cursam o 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Nas fases online as provas incluíam 20 questões múltipla escolha/tarefas (1ª e 2ª fase) e 10 questões de múltipla escolha/tarefas (3ª fase) que abrangeram questões de Geografia e Geociências.

Composta pelos alunos 3° ano do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, Carlos Ramon da Silva Ferreira, Graziele Everton dos Santos e Matheus Rodrigues Vieira, a “Ulteriores” foi orientada pelo professor de Geografia, Geovane da Silva Abreu. Os jovens, com idades de 17 e 18 anos, para participarem da fase presencial da V Olimpíada GeoBrasil tiveram que superar outras 75 equipes inscritas na fase on-line da competição.

Professor Abreu comenta que foi muito gratificante ver seus alunos participando de uma competição nacional. “Foram muitos aprendizados que permitiram a ampliação da visão de mundo. O fato de representar a instituição, em outro estado, em um evento nacional, por si só já é uma satisfação. Conhecer Campinas, uma cidade referência em pesquisa e ciência, também foi importante”, afirma.

A equipe de Paragominas é uma das seis equipes do IFPA que participaram da etapa estadual da OGB, - quatro do Campus Belém, uma de Parauapebas e uma de Paragominas -. Nas fases anteriores, que foram on-lines, os alunos do IFPA conquistaram certificados de participação e simbolicamente medalhas de pratas e de bronzes. A equipe de Paragominas, a “Ulteriores”, foi escolhida para representar o Estado na final da competição em Campinas (SP).

Os alunos da equipe “Ulteriores”, assim como todas as outras equipes do Brasil, participaram de três dias de eventos. No primeiro dia, 18, além da abertura oficial ouviram uma palestra; no segundo dia, 19, pela manhã, os alunos realizaram as provas individuais e, à tarde, as provas em equipe emquanto os professores assistiram a palestras. A equipe do IFPA se desdobrou e conquistou quatro medalhas, sendo uma medalha de bronze na V OBG dos alunos Carlos Ramon e Graziele Everton, uma de bronze na III OBCT e uma medalha de prata na V OBG do aluno Matheus Rodrigues Vieira.

Por conta da medalha de prata obtida, na fase presencial da OGB, Matheus Rodrigues garantiu vaga para participar da seletiva da equipe nacional que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Geografia a ser realizada em 2020 em Istambul, Turquia.

“O sentimento é de orgulho pela conquista dos meus alunos, pois eles se esforçaram para chegar até onde chegaram. Para mim, é uma satisfação fazer parte da caminhada deles, os acompanho desde o 1º ano. Eles sempre foram bons alunos. Sinto que de alguma forma pude contribuir um pouco com a formação deles”, comentou professor Geovane.