Página inicial > Últimas Notícias > IFPA participa da Febrace 2020

Quatro dos sete projetos do Pará aprovados na Febrace 2020 são do IF

• Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 16h34
  • Última atualização em Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 16h34

O Instituto Federal do Pará (IFPA) está participando da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), marcada para ocorrer de 16 a 20 de março de 2020 na Universidade de São Paulo (Usp). Dos sete projetos do Estado do Pará escolhidos para participar do evento, quatro são do IFPA - campi Abaetetuba e Marabá.

No Campus Marabá, foram desenvolvidos um jogo para a educação e conscientização ambiental  e um braço robótico:

-““Marabazin” – Uma aventura socioambiental: desenvolvimento de um jogo que aborda questões socioambientais da cidade de Marabá-PA”, de autoria dos estudantes Gustavo Paixão Machado e Gabriel Morandi de Mello, orientados pelo professor Samuel Antonio Silva do Rosário. O projeto faz parte da área de Exatas - Ciência da Computação e foi apresentado na Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA)

- “Desenvolvimento de braço robótico controlado por arduíno como aplicação de estratégia para o ensino interdisciplinar e inovação tecnológica” é outro projeto finalista da Febrace, também de Marabá Industrial. Foi desenvolvido pelos estudantes Sofia Pantoja Araújo e Marcus Feitosa Russi, sob a orientação do professor Israel Peixoto Moraes. A pesquisa foi apresentada na Feira de Ciências do Município de Abaetetuba (FEICIMA).

Um mini-transponder e artesanato de resíduos recicláveis são os projetos do Campus Abaetetuba que estão na final da Febrace:

“Eco caiaque e o reaproveitamento da poluição plástica: conservação ambiental e alternativa de renda para a comunidade ribeirinha do Rio Jarumã no município de Abaetetuba-Pará”, foi desenvolvido pelas estudantes Bianca Catarine Ferreira Ribeiro e Linda Fernanda Pereira Vilhena; orientados pelo professor Josiel do Rego Vilhena e coorientação do professor Paulo Ferreira Rêgo. A pesquisa é na área de Sociologia e foi exposta na Mostra Científica e Tecnológica dos Jovens Pesquisadores do Estado do Pará (MOCITEC Jovem).

“Mini-transponder para embarcações: para prevenção a acidentes na região ribeirinha de abaetetuba/pa” é o segundo projeto do Campus Abaetetuba finalista na Febrace. Foi desenvolvido pelos estudantes Marco Antonio Sousa da Silva, Daniel Gonçalves da Silva e Rômulo Figueiredo Farias sob a orientação do professor Gilberto Luis Sousa da Silva e coorientação da professora Letícia Maria Viana Alves. Trata-se de uma pesquisa da área de Engenharia Naval e Oceânica que foi exposto na Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA).

Os alunos do IFPA participarão da Mostra dos Finalistas da Febrace que ocorrerá em São Paulo, nos dias 17, 18 e 19 de março. A Cerimônia de Premiação será dia 20 de março.