Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Cursos e livros gratuitos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cursos e livros gratuitos

  • Publicado: Terça, 31 de Março de 2020, 22h49
  • Última atualização em Terça, 31 de Março de 2020, 22h51

 


Por recomendação do governo federal, todos brasileiros precisam cumprir o período de quarentena ou isolamento dentro de casa para evitar o contágio por Covid-19. Mas, este período não precisa ser entediante, se bem planejado pode ser bem produtivo. É um tempo ideal para conhecer e explorar a Plataforma Mooc (Massive Open Online Course) e os livros da editora do IFPA, a EdIFPA.

 

 

Por meio da Mooc, o Instituto Federal do Pará (IFPA) oferta pelo menos 28 cursos on-line e três livros, tudo de maneira gratuita.

 


 

 

 

 

Quer fazer um curso gratuito e on-line?


IFPA oferta 28 cursos de curta duração pela plataforma Mooc

Os Mooc’s são cursos de curta duração, sem limites de vagas e nem processo seletivo para a inscrição. Basta ter internet. A aprendizagem ocorre por meio de vídeos e materiais complementares. Ao final de cada capítulo, os estudantes podem verificar se compreenderam o conteúdo por meio da realização de exercícios. A conclusão depende exclusivamente da dedicação do estudante. A certificação é emitida assim que o aluno terminar o curso, pelo próprio site.

Comece agora mesmo. Entre no site, faça o cadastro e inicie o curso de sua preferência: http://bit.ly/IFPA-MOOC

Veja a lista de cursos disponíveis:

1) Arquitetura da informação e projeto de sistemas
2) Boas práticas em desenvolvimento de software
3) Desenvolvimento de back-end;
4) Desenvolvimento de front-end;
5) Desenvolvimento Web com Angular JS
6) Desenvolvimento Web com Java e Apache Wicket
7) Desenvolvimento Web PHP
8) Design de interfaces com CSS3
9) Desenho de jogos;
10) Edição e tratamento de imagens
11) Empreendedorismo 1: Empreender com propósito;
12) Empreendedorismo 2: Como planejar seu negócio;
13) Empreendedorismo 3: Como evoluir seu negócio;
14) HTML5 - Introdução ao front-end;
15) Introdução à criação de sites;
16) Introdução à programação em linguagem JAVA;
17) Introdução ao uso de banco de dados e SQL;
18) Introdução à lógica de programação;
19) Introdução à linguagem de programação PHP;
20) JavaScript: Conceitos e bibliotecas;
21) Lições para a produção de textos;
22) Mooc e novas formas de aprendizagem;
23) Produção de vídeos educacionais para Web;
24) Programação Android;
25) Programação de games;
26) Publicação digital em dispositivos móveis
27) TIM Faz Ciência
28) UX e UI Design.

 


 

 

 

 

IFPA sugere três livros de cunho científico e literário para este período de isolamento

 

Com certeza você está fazendo sua parte no enfrentamento da pandemia de coronavírus, ficando em casa e se cuidando neste período de quarentena. Apesar do isolamento social, é preciso manter a mente e o corpo saudáveis. Fazer alongamentos e exercícios físicos regulares dentro de casa; adotar uma alimentação sem excesso de gordura ou açúcares; se informar por meios de comunicação que apresentam conteúdos que não causem pânico ou angustia são outras dicas valiosas.

Distrair a mente com algo realmente interessante e de cunho científico é a proposta das obras lançadas no ano passado pela Editora do Instituto Federal do Pará (EdIFPA). São três sugestões para leitura on-line:

-Às margens do rio imaginário e fantástico nos assentamos e ... contamos! – acesse AQUI!

-Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente na Amazônia – acesse AQUI!

 

-Etnografias do Afeto: construindo relações de parentesco, aliança e sexualidade em sociedades em transformação – acesse AQUI!

 

Confira a resenha das obras:

 

Às margens do rio imaginário e fantástico nos assentamos e ... contamos!” é um livro com fotos lindíssimas, típicas da Região Amazônica e ribeirinha. Foi organizado por Silvia Sueli Santos da Silva e Wellingson Valente dos Reis. Traz uma coletânea formada por nove textos estruturados em duas partes: ecos e vozes do rio e poéticas do rio.

 Pautados em diálogos, observações, conversas e narrativas para alcançar o imaginário e cultura das comunidades estudadas, os autores revelam os imperativos da natureza amazônica sobre a vida das pessoas que dependem dos rios ou vivem a sua margem, cujo imaginário é expresso em forma de poesia, histórias, literatura, memórias e devaneios.

“O poeta, o rio, o enverso”, escrito por Sabrina Augusta da Costa Arrais, apresenta de forma envolvente a figura do poeta como um enversador, capaz de transformar e recriar o mundo observado ou imaginado, as narrativas orais e tradicionais em versos e rimas originais e únicas. “A natureza sonoriza, norteia e conduz a vida nas ilhas”, afirma a autora.

Em “Sombras e sussurros: o fantástico nas narrativas orais do Baixo Tocantins”, Vanderlice Silva dos Santos relata o diálogo com Dona Caetana sobre os mistérios, encantamentos, metarmofoses de animais e plantas. O texto é um convite tentador para o universo da cura popular, que considera plantas e animais como entes sobrenaturais, mensageiros/portadores da cura e sabedores do destino humano. A autora registra relatos sobre os principais pássaros do imaginário popular amazônico Rasga-mortalha, Japiim e Xincuã.

 “Imaginários e poéticas de Matinta Perera” de autoria de Cainã de Paula Mello é um estudo das poéticas orais onde se faz a reminiscência das histórias vividas na infância. Revela o encantamento com que os narradores e curadores da Ilha de Paquetá conseguem se distanciar das histórias que contam. Busca diferenciar as matintas ordinárias das matintas extraordinárias, ressalta a narratinta, cena narrativa, performance à transformação no ato de contar. Consegue traduzir a sensibilidade e poesia que transborda na oralidade do povo ribeirinho.

De igual forma, os cinco capítulos seguintes são surpreendentes. Faz o entrelaçamento entre o real, o sobrenatural, o fantástico e o imaginário, o estado de devaneio ao qual está submetido o homem amazônico na contemplação e oralidade sobre rios, florestas e mitos, constroem vivências e características de uma sociedade líquida moderna e dinâmica, expressa na oralidade e literatura local.

 

A outra obra da EdIFPA é “Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente na Amazônia”, uma coletânea organizada por Liz Carmem Silva-Pereira e Julio Nonato Silva Nascimento. “Ao compartilhar experiências, sobretudo regionais, expondo desafios e resultados, esperamos colaborar com as futuras gerações e outras instâncias, que partilham os objetivos comuns de conservação da natureza e uma relação mais amigável, respeitosa e sustentável, com a maior floresta do planeta”, afirma os autores.

 Estruturado em 11 capítulos, o livro tem 252 páginas, que apontam as principais ameaças contra o território da Amazônia, tais como: ocupação de terras de maneiras desordenadas, garimpo, pobreza extrema, falta de saneamento básico e dificuldade de acesso ao ensino público. Para cada problema são apresentadas propostas para solucioná-lo  através da ciência, buscando melhorar as relações entre a sociedade, a Amazônia e o desenvolvimento sustentável da região, gradativamente aprofundam os debates com base em dados científicos.

 

A última dica, também da EdIFPA é “Etnografias do afeto: construindo relações de parentesco, aliança e sexualidade em sociedades em transformação”. Livro composto por sete capítulos que discorrem sobre afeto, as relações de parentesco, aliança e sexualidade manifestas em comunidades distintas e arranjos e convivência social.

Os textos, etnográficos, abordam a afetividade e emoções nas relações de namoro e matrimônio, conceito sobre união conjugal, a sexualidade muxe, consentimento sexual em relações de namoro, mayates como identidades questionadoras da masculinidade hegemônica, cursos de preparação para casamento, permanências e transformações dos ritos matrimoniais. São temas em processo constante de mutação, que dialogam com as cosmovisões afetivas e morais contrárias à realidade que se supõe hegemônica.

Trata-se de um registro, inventário, que percorre o vivido para compreender as práticas e relações amorosas em contextos urbanos e tradicionais do Brasil e do México que se matizam, perpetuam-se ou renovam ao longo da história. Resgata a prática como a do rápito de noivas, ritos pré-nupciais, relações de aliança, nupcialidade, sexualidade, gênero e afetividade muxe e mayates. A base de todas as pesquisas são entrevistas, observação e convivência, os autores mergulharam em todos os ambientes para compreenderem e apreenderem o teor de seus objetos de pesquisa.

É resultante da parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e o Centro de Investigações e Estudos Superiores em Antropologia Social e Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca. É um livro elaborado com base na Linha de Pesquisa “História, Relações de Gênero e Família” do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Educação e Política (GICEP/IFPA). A obra foi organizada por Breno Rodrigo de Alencar e Maria Lilliana Arellano Mares.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página