Página inicial > Últimas Notícias > Conheça os serviços ofertados pela RNP que facilitam a comunicação e a colaboração a distância

• Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 16h25
  • Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2020, 16h30

Devido à suspensão das atividades acadêmicas em decorrência da Pandemia, muitas atividades estão sendo executadas de maneira remota pelos servidores do Instituto. Para que isso seja possível, está sendo fundamental o uso de ferramentas digitais.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é responsável por disponibilizar os serviços necessários para facilitar e promover a comunicação, a colaboração a distância e a disseminação de conhecimento na comunidade.

Para aderir aos serviços avançados da RNP, as instituições devem manifestar interesse e possuir a infraestrutura e os recursos técnicos exigidos no momento da adesão. O IFPA deu entrada no processo de credenciamento, manifestando esse interesse, e, após três anos se qualificando, recebeu a certificação. Dessa forma, docentes, pesquisadores e servidores administrativos podem solicitar o uso dos serviços avançados da RNP para fins administrativos, acadêmicos e de pesquisa.

Para utilizar alguns dos serviços disponibilizados, basta ter login e senha institucional e acessar a plataforma.

Conheça os serviços ofertados pela RNP:

Conferência Web: Videoconferências com agendamento, gravação e defesas

O serviço é ideal para reunir um grupo de ususários com um objetivo em comum, como uma reunião, um projeto, ideia ou trabalho específico. Dispõe de fácil agendamento e disparo de convites.

Federação CAFe

Por meio de uma conta única, o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação.

Periódicos: Acesse os Periódicos da Capes de qualquer lugar

O maior acervo de conteúdo científico do Brasil ao seu alcance.

ICPEdu

Possibilita a emissão de certificados para membros de sua instituição, de forma rápida e automatizada. Também permite que instituições emitam certificados SSL duplamente qualificados.

FileSender: Envie grandes arquivos

Com o FileSender, a troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem enviou o arquivo.

Eduroam

Mais de 2.300 pontos de acesso no Brasil e outros milhares em 90 países. No mundo, está disponível em universidades, centros de pesquisa, praças públicas, aeroportos e até cafeterias. Está disponível em algumas unidades do IFPA, pois necessita da aquisição de equipamentos para a rede sem fio.

Fone@RNP

Realize chamadas telefônicas gratuitas e de modo simples para outras universidades e instituições de pesquisa. O investimento em equipamento, no appliance para o fone@RNP, é de R$15 mil. Com isso, você consegue um número ilimitado de ramais virtuais para sua instituição e reduz seu custo de telefonia com chamadas DDD em 30%. Esse serviço já está disponível nas unidades da Reitoria e em processo de instalação nos campi do IFPA.

Acesse

Há ainda outros serviços que já estão disponíveis, porém não estão sendo utilizados no momento, são eles:

Edudrive@RNP: Seus arquivos online

Trabalhe com múltiplos dispositivos, compartilhe arquivos com segurança e acesse documentos de qualquer lugar, com um único login.

Vídeo@RNP

Com ele, sua instituição consegue conteúdo audiovisual de modo gratuito e seguro, em qualquer lugar, a qualquer hora. A plataforma reúne quase 30 mil vídeos relacionados a ensino, pesquisa, saúde e cultura, com acesso gratuito que permite, também, transmissões ao vivo de streaming de eventos e transmissão de sinal de TV e de rádio.

Videoaula@RNP

Com o serviço, você pode disponibilizar suas aulas interativas, que consigam prender a atenção dos alunos, seja para o apoio ao ensino a distância ou para o reforço de aulas presenciais. O sistema integrado permite a disponibilização na web de videoaulas que podem conter diversos tipos de mídia, como por exemplo, vídeo, áudio, roteiro, slides, animações, hiperlinks e arquivos de apoio. O investimento para sua realização é na captação dos conteúdos audiovisuais, caso esta ainda não o faça.