Página inicial > Últimas Notícias > Ciência a favor da comunidade: IFPA realiza medidas de prevenção ao Coronavírus em todo o estado

• Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 21h15
  • Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 21h18

Devido à pandemia do novo Coronavírus e às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Instituto Federal do Pará (IFPA) suspendeu, até o dia 17 de maio, todas as atividades acadêmicas. Isso não significa, no entanto, que o Instituto parou de prestar serviços à comunidade. Além das medidas de prevenção implantadas pelo Instituto, como por exemplo, o trabalho remoto dos servidores para evitar aglomerações, muito tem sido feito para ajudar a sociedade na luta contra a Covid-19.

“Com a pandemia do novo Coronavírus a educação, como todos os outros segmentos da sociedade, tem se mobilizado no sentido de dar respostas à sociedade, na busca de ações que visam minimizar os impactos dessa pandemia. Há uma grande mobilização de professores e técnicos para prover à sociedade uma série de ferramentas, de ações, que possam facilitar a vida das comunidades, em especial, vemos as pesquisas, as orientações de enfrentamento dessa pandemia, tanto para a prevenção, quanto para o combate do Coronavírus”, explica o Reitor do IFPA, Claudio Alex da Rocha.

As ações têm sido realizadas por servidores e alunos do Instituto, usando, para isso, laboratórios e conhecimentos produzidos nos campi. O IFPA também conta com parcerias no desempenho das atividades propostas, como é o caso do Campus Belém, que firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), para conversão de álcool etílico PA para álcool líquido 70%, produzindo 72 galões de cinco litros, distribuídos pela rede de saúde do município. É também no Campus Belém que estão sendo produzidas viseiras protetoras faciais, o equipamento está sendo feito por impressoras 3D, com o objetivo de ser distribuído em hospitais. A iniciativa é mais um resultado do Plano de Ação desenvolvido pelo Grupo Especial de Prevenção ao Coronavírus, criado no Campus Belém para enfrentar a pandemia.

Em Tucuruí também tem sido feito trabalho semelhante, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Campus está produzindo protetores faciais de acetato em impressoras 3D para doar a hospitais e unidades de saúde. São duas impressoras 3D, uma emprestada pelo IFPA, Campus Tucuruí, e outra cedida pela UFPA. A capacidade de impressão das duas máquinas juntas é de, no máximo, 10 máscaras por dia. O projeto utiliza polímeros biodegradáveis, não descartáveis.

O Campus Itaituba está trabalhando na produção de álcool 70%, a ação é fruto de uma parceria com a Prefeitura, para atender à demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Itaituba (Semsa). Para isso, o Campus conta com um laboratório de Química, vidrarias de manipulação de reagentes e de soluções químicas, estufas e equipamentos de proteção individual e coletivo, além de um corpo técnico profissional qualificado. O álcool 70% também está sendo produzido pelo IFPA Santarém, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou para o Campus o álcool na concentração 96%, para que fosse manipulado e passasse a ter concentração de 70%.

Como é possível perceber, as ações não estão concentradas na capital do estado, dessa forma, o IFPA cumpre seu princípio de capilaridade nas ações. “Uma das principais características do IFPA é essa relação estreita com os territórios em que os campi estão instalados, não só nos municípios sede, mas em toda a área de abrangência desses campi. Nós temos 18 campi e a nossa intenção é que a gente possa utilizar essa rede do IFPA para atender à comunidade, afinal de contas essa é uma das nossas características de interiorização, e também a relação estreita com nosso território e com as pessoas que constituem esse território, portanto o Instituto cumpre um papel determinante e fundamental de apoio à sociedade no combate a essa pandemia”, afirma o Reitor.

Além das ações preventivas e da produção de ferramentas para combater a pandemia, o IFPA também se preocupa com a saúde mental da sua comunidade interna. Dessa forma, o Instituto está ofertando a servidores, terceirizados e discentes,  uma série de materiais informativos sobre Saúde Mental e bem-estar, além de “Acolhimento Psicológico Virtual”, um espaço gratuito de escuta psicológica que está acontecendo em regime de escala, durante o período de suspensão de atividades acadêmicas. Essas são apenas as primeiras medidas tomadas por um Instituto que preza pela qualidade de vida da sociedade.