Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza projeto de capacitação para uso de novas tecnologias na educação

IFPA realiza projeto de capacitação para uso de novas tecnologias na educação

• Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 16h39
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2020, 17h43

“Apresentar uma proposta de capacitação para uso de tecnologias da informação e comunicação [TIC], como uma das possibilidades que poderão ser utilizadas na definição das estratégias que serão adotadas em cada curso, para continuação e continuidade do ano letivo”, esse é, segundo Elinilze Teodoro, Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal do Pará – PROEN/IFPA, o objetivo da Capacitação para Uso do SIGAA por Docentes e Discentes do IFPA.

O projeto teve início ainda em abril, como uma resposta à necessidade de se encontrar alternativas após a suspensão das atividades acadêmicas em meio à Pandemia da Covid-19, desde 19 de março. A capacitação faz parte de um projeto de ensino desenvolvido pela PROEN, com apoio do Centro de Tecnologias em Educação a Distância – CTEAD e da Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, bem como das gestões de ensino de todos os campi.

A primeira fase consistiu em convocar docentes do eixo de Informação e Comunicação para desenvolverem como se daria a capacitação de outros professores e de alunos para o uso das ferramentas de ensino-aprendizagem presentes no sistema de gerenciamento acadêmico já utilizado na instituição, o SIGAA.

De acordo com Elinilze, a opção pelo SIGAA se deu por ser um ambiente já utilizado e, portanto, conhecido no IFPA. E a escolha dos professores do eixo das TIC também tem seus motivos: além de se esperar uma afinidade maior com as novas tecnologias, esses docentes estão em todos os campi da instituição.

As próximas fases consistem na capacitação propriamente dita, primeiro dos professores, depois dos alunos. A partir de hoje, 22 de abril, está disponível aos docentes do IFPA a página com todo o conteúdo a ser apreendido. A intenção é que até o próximo dia 30 todos os participantes tenham desenvolvido tópicos experimentais de aula para ser aplicados aos alunos por meio das ferramentas do SIGAA.

No dia 27, inicia-se mais uma etapa, quando será a vez de os discentes serem capacitados para uso do sistema, para que, em seguida, entre os dias 4 e 8 de maio, estejam prontos para testar os tópicos experimentais de aula desenvolvidos pelos docentes. Para finalizar, a última etapa consiste em uma avaliação, tanto de professores como de alunos, sobre a eficiência da metodologia.

“A PROEN não entende que [essa capacitação] seja a única possibilidade que nós possamos adotar em cada um dos nossos cursos. Nós temos muitas diferenças em termos de cursos que nós ofertamos, em termos de níveis em que atuamos, em termos de lugares em que estamos e a infraestrutura de cada um desses lugares. Todos esses elementos devem ser levados em conta na hora em que estivermos fazendo os estudos de planejamento das propostas do ambiente de cada curso”, esclarece a Pró-Reitora de Ensino.

Entendendo a diversidade da realidade paraense e a possibilidade de dificuldade de acesso em diversas regiões do nosso estado, a capacitação é opcional. E será disponibilizada posteriormente para interessados. Para quem participar, contudo, seja agora ou futuramente, a capacitação garantirá certificação e carga horária. No entanto, Elinilze frisa que a importância está em se buscar alternativas: “Nós vamos precisar de uma série de novas estratégias de funcionamento institucional para que a gente possa lidar com os próximos tempos que teremos após o retorno das atividades”. “Todos os professores, os alunos, a comunidade acadêmica de um modo geral pode e deve participar dessas discussões, dessa construção das soluções”, convoca.

Para saber mais, acesse: https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/public/comunidadesDeProjetosDeEnsino

É professor e quer participar? Acesse: https://ctead.ifpa.edu.br/base/topico-sigaa

É aluno e também quer participar? Acesse: https://ctead.ifpa.edu.br/base/topico-sigaa-aluno