Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Campus Óbidos desenvolve aplicativo para monitoramento de casos de Covid-19
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Óbidos desenvolve aplicativo para monitoramento de casos de Covid-19

  • Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2020, 21h45
  • Última atualização em Quarta, 13 de Maio de 2020, 21h47
imagem sem descrição.

 

          Professores do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Óbidos, criaram um aplicativo para monitoramento de casos de Covid-19 no município. A ferramenta já está sendo utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para o acompanhamento de pessoas que apresentam os sintomas da doença. Com o aplicativo, o usuário pode enviar informações para a Semsa, facilitando e agilizando o monitoramento de casos. A equipe técnica da Secretaria passou por um treinamento para poder utilizar a ferramenta.

 Para melhor eficiência, o aplicativo atua em conjunto com um Sistema Web Administrativo, a combinação das duas aplicações forma um sistema de monitoramento completo e móvel, o Monitor Covid. Enquanto o aplicativo estabelece um canal de comunicação com a secretaria, fornecendo informações acerca de sintomas, o sistema web elabora relatórios a partir de filtros e ferramentas, com informações que servirão para tomadas de decisão ou ações para atendimento rápido aos usuários. O trabalho foi desenvolvido pelos professores e coordenadores do curso de Desenvolvimento de Sistemas do IFPA de Óbidos, João Lúcio de Souza Junior e Luiz Fernando Reinoso.

O aplicativo é para uso restrito de pessoas monitoradas, que procuraram postos de saúde apresentando algum sintoma leve e, portanto, devem ficar em isolamento dentro de suas casas. Durante esse período, a Secretaria deve estabelecer um canal de comunicação para solicitar informações acerca de possíveis sintomas de Covid-19 que possam aparecer. Anteriormente, o canal de comunicação era por telefone, sobrecarregando o atendimento, visto que era necessário atender uma pessoa de cada vez. Com o app, todos podem fornecer sua situação diária de forma rápida e produtiva, evitando a sobrecarga do sistema e a exposição do profissional de saúde, já que não é mais preciso ir à residência de todos monitorados, ou se deslocar com muita frequência. 

 

 

 

Para o professor João Lúcio, esse trabalho de monitoramento de casos é de fundamental importância no combate ao vírus. “Monitorar ajuda a evitar que o vírus se propague, bem como coloca a pessoa monitorada em uma situação de isolamento assistido, onde os órgãos de saúde não somente isolam a pessoa, mas também acompanham seu progresso em recuperação e dão suporte na sua melhoria de estado de saúde, logo, o monitoramento é uma ferramenta fundamental de combate a Covid-19”, explica.

“Nós nos unimos no combate da Covid-19 usando nossas capacidades em tecnologia, muito utilizadas em práticas educativas, para a frente de batalha junto aos profissionais de saúde. É uma forma de mostrar à comunidade o que de fato ensinamos em sala de aula, em primeira mão, o que é o profissional de tecnologia e o que representa as instituições de ensino na comunidade, provendo o melhor do conhecimento científico técnico brasileiro para a melhoria de nossos municípios”, conta o professor Luiz Fernando.

Além do Monitor Covid, o Campus Óbidos também doou Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O professor Luiz Fernando desenvolveu protetores faciais para serem usados pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19, em Óbidos. O EPI foi confeccionado com um material resistente, de fácil higienização e mais confortável.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página