Página inicial > Últimas Notícias > IFPA aprova 144 bolsas para o Pibid e 120 bolsas para o Programa de Residência Pedagógica

• Publicado: Terça, 26 de Maio de 2020, 20h33
  • Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2020, 13h27

O Instituto Federal do Pará (IFPA) aprovou, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 144 bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e 120 bolsas para o Programa de Residência Pedagógica. O IFPA foi a 3ª Instituição de Ensino Superior mais bem colocada no estado do Pará e a 9ª na Região Norte, em ambos os editais. Os resultados finais de seleção de projetos institucionais para os programas foram divulgados na última sexta-feira (22), pela Capes.

De acordo com os critérios e resultados finais dos editais da Capes, 60% das bolsas devem ser destinadas para áreas de formação docente consideradas como prioritárias nos referidos editais. Dessa forma, das 144 bolsas do Pibid, 96 deverão ser destinadas aos cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras e Física, e 48 bolsas para as áreas gerais, contemplando os cursos de Educação do Campo. No que diz respeito às 120 bolsas do Programa de Residência Pedagógica, 72 serão destinadas às áreas prioritárias, abarcando os cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia, e 48 para as áreas gerais, que comtemplam Educação do Campo e Informática. Cada núcleo deverá ser composto por 24 bolsistas e 6 não-bolsistas.

O Coordenador do Programa de Residência Pedagógica no IFPA, Cleidson Paiva Gomes, explica que o programa busca promover a imersão prática dos alunos de licenciamento nas escola de Educação Básica a partir da segunda metade do curso, o que possibilita a experimentação de práticas e vivências pedagógicas até então inéditas quando se trata do estágio pedagógico comumente aplicadas nos cursos de licenciatura.

“A experiência obtida com o programa pelo IFPA no edital 2018 foi extremamente promissora. Vários alunos relataram a posição de protagonistas que assumiram durante o estágio nas escolas parceiras, o que vem a ser um grande diferencial nessa proposta de estágio pedagógico. Além disso, a primeira versão do programa nos fez perceber que quando nossos alunos adentram nas escolas parceiras e permanecem nelas por um ano e meio, experimentamos um momento de troca de conhecimento, pois os professores das escolas aprendem muito com os nossos alunos que, através do programa, levam novas tecnologias para dentro das escolas parceiras, nesse momento todos ganham”, destaca o Cleidson Gomes.

O Coordenador do Pibid no IFPA, Pedro Chaves Baía Júnior, também ressalta a importância das bolsas para a formação dos discentes. “As bolsas do Pibid contribuem para a inserção dos licenciandos IFPA, já nos primeiros semestres do curso, no cotidiano das escolas públicas do estado do Pará, onde estes, com o apoio de um professor do IFPA, coordenador de área, e um professor da escola pública, que é o supervisor, atuarão como gerenciadores de práticas pedagógicas inovadoras, visando a experimentação e superação de situações problema comuns ao processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as experiências dos últimos anos mostram que este programa é fundamental para garantir a permanência e êxito dos licenciandos do IFPA”, afirma.

A Capes ainda vai divulgar orientações quanto à nova previsão de data de início das atividades do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica, face à situação de suspensão das atividades acadêmicas presenciais em decorrência da Pandemia do Covid-19. Após a definição da Capes, o próximo passo será a realização de processos seletivos para supervisores e bolsistas de iniciação à docência para o Pibid e preceptores e residentes para a Residência Pedagógica, para composição dos núcleos contemplados em ambos os programas.

Confira abaixo a distribuição das bolsas entre os núcleos:

Pibid

Áreas Prioritárias (4 núcleos)

Áreas Gerais (2 núcleos)

Tucuruí

Rural de Marabá

Breves

Letras

Bragança

Residência Pedagógica

Áreas Prioritárias (3 núcleos)

Áreas Gerais (2 núcleos)