Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA lança material sobre saúde mental na Pandemia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA lança material sobre saúde mental na Pandemia

  • Publicado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 21h13
  • Última atualização em Quinta, 04 de Junho de 2020, 21h36
imagem sem descrição.

 

Psicólogas do Instituto Federal do Pará (IFPA) se uniram para elaborar a revista “Reflexões PSIS”, uma coletânea de textos sobre temáticas vigentes no atual cenário mundial, como os sentimentos emergentes diante da Pandemia, as alterações de rotina que incluem novas relações de trabalho e estudo, o autoconhecimento, as relações familiares e sociais, a inserção de novas tecnologias nas relações e a manutenção de laços afetivos no atual contexto. A publicação é voltada para a comunidade acadêmica do IFPA, composta por discentes, servidores e terceirizados. Os textos são de leitura acessível, baseados em conhecimentos da Psicologia.

“A Pandemia fez a sociedade entrar em uma situação de emergência sanitária global, afetando nosso modo de viver e sentir o mundo. Os protocolos epidemiológicos frisaram o distanciamento físico como instrumento de contenção do avanço da doença. A mudança brusca na rotina, aliada a um cenário de incertezas e medos sobre a doença, são elementos desfavoráveis para a saúde mental de qualquer indivíduo. Com base nisso, a revista objetiva trazer dicas e apontamentos relativos à saúde mental, estudos e bem-estar, nesse período de distanciamento social, fornecendo informações claras e baseadas em literatura científica da Psicologia”, explica Marília Mota, psicóloga do IFPA e uma das autoras da revista.

A publicação traz sete artigos, escritos pelas psicólogas Elana Coelho, do Campus Santarém, Jeanne Liberato, do IFPA de Conceição do Araguaia, Mônica Soares, de Castanhal, Dayra Pereira, Campus Abaetetuba, Ana Carolina Folha, IFPA Tucuruí e Marília Mota, Danielly Lopes e Paula de Oliveira, da Reitoria. A diagramação e o projeto gráfico ficaram por conta da Assessoria de Comunicação do IFPA e a Revisão ficou a cargo do servidor Mário Vitor Lima, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

“Passamos por um momento delicado, no qual o cenário muda rapidamente. Todos estamos sendo afetado em escalas diferentes, sendo necessário que o conhecimento técnico seja difundido de forma clara e acessível a todos que buscam a informação, para que todos possam ter condições de elaborar suas vivências emocionais neste período de Pandemia. Enquanto Psicóloga, espero que este material contribua para o bem-estar psicológico da comunidade acadêmica e a todos que puder alcançar”, afirma Marília Mota.

A revista “Reflexões PSIS” faz parte do Projeto Institucional de Educação Socioemocional, promovido pela Proen e a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). O grupo está realizando uma série de ações com a finalidade de trazer apoio emocional para a comunidade acadêmica nesse período de Pandemia pelo Covid-19. Além da revista, o projeto já realizou uma Live sobre Saúde Mental, está fazendo o Acolhimento Psicológico Virtual para servidores, discentes e terceirizados e produzindo uma série de e-books.

  

Acesse a revista  AQUI!

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página