IFPA Campus Breves ultrapassa meta nacional do Ideb 2019
![imagem sem descrição.](/images/Ideb_Breves_IFPA_interno_2.png)
Na contramão da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que atingiu apenas 4,2 diante da meta de 5,0, o IFPA Campus Breves obteve o índice de 5,1 em relação ao nível de qualidade do Ensino Médio, apresentando um resultado que destaca a instituição em âmbito estadual e nacional e ratifica a excelência na educação desenvolvida na e para a sociobiodiversidade do Marajó.
“O resultado consagra o esforço concentrado para a implantação do Ensino Médio integrado no Campus, no caso em questão, a primeira turma de técnico em Informática. Os estudantes contaram com a contribuição de uma capacitada equipe de docentes e técnico-administrativos, que revela a qualidade da educação no IFPA Campus Breves. Enfim, a dedicação dos estudantes foi recompensada. O IFPA faz jus à missão institucional de ofertar educação pública de qualidade aos marajoaras”, ressaltou o Prof. Dr. Mário Médice Barbosa, Diretor Geral do Campus.
O destaque, por outro lado, expõe as fragilidades e os desafios que a educação brasileira ainda precisa vencer para oferecer um ensino de qualidade a todos os cidadãos. Enquanto o IFPA Campus Breves obteve índice acima da média, o Pará se posicionou em segundo lugar entre os Estados com piores notas, ficando atrás apenas do Amapá.
Para Romildo Araújo, Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, “alinhado ao nosso capital humano temos uma infraestrutura de laboratórios e conectividade a disposição do estudante. O destaque fica por conta da inserção do aluno numa dinâmica de formação integral, envolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, soma-se a isso a dedicação e comprometimento dos estudantes. Estamos deveras satisfeitos com o resultado e iremos continuar trabalhando com afinco para disponibilizar uma educação inclusiva e de qualidade, e consequentemente obtermos mais resultados notáveis como este. Parabéns para todos que fazem esse campus cada vez mais significativo para o Marajó”, destacou.
O Ideb, que teve o resultado divulgado em 15/9, apresenta em seus resultados dois conceitos importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar, que está relacionado ao número de estudantes que passam de ano, e as médias de desempenho nas avaliações por meio das notas em Português e Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Confira aqui o resultado do Campus no Ideb 2019:
http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=175437.