Página inicial > Últimas Notícias > Cursos superiores do IFPA se destacam no Enade 2019

Cursos superiores do IFPA se destacam no Enade 2019

Dois cursos receberam nota 4 e são considerados acima da média

• Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 13h12
  • Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 13h12

Os cursos superiores do Instituto Federal do Pará (IFPA) conquistaram boas notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente ao ciclo avaliativo de 2019. De acordo com o desempenho dos alunos, os cursos são classificados em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. Dentre os cursos avaliados, dois receberam nota 4 e são considerados acima da média.

Os conceitos 4, que significam muito bom, foram conquistados pelos cursos de Agronomia do IFPA, campus Castanhal, e Engenharia de Controle e Automação do IFPA, campus Belém. Obtiveram conceito 3, considerado bom pelo indicador, os cursos de Agronomia do campus Conceição do Araguaia, e Gestão Ambiental do campus Bragança.

O cálculo do Conceito Enade é realizado para cada curso de uma Instituição de Educação Superior enquadrado em uma área de abrangência no ENADE. A nota final do curso depende do desempenho dos estudantes concluintes no Componente de Conhecimento Específico e no Componente de Formação Geral. A parte referente ao Componente Específico contribui com 75% da nota final, enquanto a parcela referente à Formação Geral contribui com 25%, em consonância com o número de questões da prova, 30 e 10, respectivamente.  Os conceitos utilizados no ENADE variaram de 1 a 5, e, à medida que esse valor aumenta, melhor terá sido o desempenho no exame.

O bom desempenho não foi mérito apenas do IFPA, segundo o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Rede Federal foi destaque no exame, 41% das instituições tiveram nota 4 e 11% conseguiram alcançar o conceito máximo. Um resultado ainda melhor que o das universidades federais, das quais 30% alcançaram a nota 4 e 11%, a nota 5.

O Enade é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei no10.861, de 14 de abril de 2004.  Além do Enade, os processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional constituem o tripé avaliativo do Sinaes; os resultados desses instrumentos avaliativos, reunidos, permitem conhecer, em profundidade, o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e Instituições de Educação Superior (IES) de todo o Brasil.

O exame avalia o desempenho dos estudantes de graduação e é componente curricular obrigatório para obtenção do diploma. “Parabenizamos a todos pelos resultados obtidos. Estamos ansiosos para ver se esse ano teremos o primeiro curso do IFPA a obter Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4. Os indicadores estão previstos para acontecer a partir do dia 15 de dezembro de 2020”, ressalta o Chefe do Departamento de Ensino do IFPA, José Edivaldo Moura da Silva.

Os resultados do Enade 2019 foram divulgados em coletiva de imprensa no dia 20 de outubro. Ao todo, 435 mil estudantes de 1.225 instituições de todo Brasil foram inscritos. As provas foram aplicadas em 1.063 municípios e contaram com a presença de 389 mil concluintes de cursos de graduação.

Acesse os resultados do Enade 2019: http://bit.ly/IndicadoresEnade2019 ou http://bit.ly/ResultadoEnade2019