Página inicial > Últimas Notícias > EDITAL Nº 04/2020 – PROEXTENSÃO 2020/IFPA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 04/2020 – PROEXTENSÃO 2020/IFPA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXTENSÃO

• Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 21h44
  • Última atualização em Quinta, 01 de Julho de 2021, 18h55

Com o objetivo de fortalecer a extensão nas áreas de comunicação, arte, cultura, esportes, direitos humanos, justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, produção e trabalho, o Instituto Federal do Pará (IFPA) convida os servidores, docentes e técnicos administrativos, a apresentarem suas propostas até dia 26 de novembro ao Programa Proextensão 2020. A seleção das propostas será regida pelo Edital Nº 4/2020 publicado no dia 5 de novembro.

As propostas escolhidas serão divulgadas no dia 17 de dezembro e receberão recursos financeiros através da Pró-reitoria de Extensão e concessão de auxílio aos discentes na modalidade de Auxílio Assistência Extensão. Os estudantes poderão demonstrar interesse em participar dos projetos selecionados por este edital no período de 18 de dezembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021 através do Sigaa.

Ao todo, serão selecionados 36 projetos e os estudantes que atuarão nas propostas selecionadas. O Programa Proextensão 2020 concederá o total de 144 auxílios, dos quais 88 são destinados a estudantes de cursos técnicos e 56 a estudantes de graduação. O valor do Auxílio Extensão, com carga horária de 10h semanais, é de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) para ensino técnico; e R$ 400,00 (quatrocentos reais) para ensino superior. O prazo de vigência dos auxílios é quatro meses, o mesmo período que deve durar os projetos. Não é permitido o acúmulo de bolsas remuneradas de qualquer natureza ou instituição. Cada projeto deve obedecer ao número máximo de quatro estudantes.

O Proextensão conta com $R 180 mil (cento e oitenta mil reais), sendo R$ 5 mil por projeto, para custear os serviços gráficos de divulgação dos projetos, material de consumo e equipamentos. Cada projeto deve indicar o eixo principal de atuação da proposta: inclusão social; memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural; e emprego e renda.

Para efetuar a inscrição e submissão da proposta, o servidor precisa submeter o projeto via o sistema SIGAA, por meio do Módulo de Extensão, vinculando-o ao Edital do PROEXTENSÃO 2020, além de formalizar um processo digital, contendo todos os documentos necessários: formulário de submissão do Projeto de Extensão, Curriculum Lattes, ficha de inscrição do projeto, formulário dos Planos de atividades do Extensionista – Colaborador.

A seleção dos estudantes será feita pelo setor de assistência estudantil dos campi após a publicação do resultado final da seleção dos projetos de Extensão.

Edital (05/11/2020)

Tutorial de Submissão de Projeto

Homologação das Propostas (30/11/2020)

Resultado Preliminar (15/12/2020)

Resultado Final (18/12/2020)

1ª Retificação do Cronograma Geral (21/12/2020)

2ª Retificação do Cronograma Geral (11/01/2020)

3ª Retificação do Cronograma Geral (29/01/2021)

4ª Retificação do Cronograma Geral (08/02/2021)

5ª Retificação do Cronograma Geral (19/02/2021)

Resultado parcial dos discentes bolsistas selecionados (22/02/2021)

Resultado final dos estudantes bolsistas selecionados para os projetos (01/03/2021)

6ª Retificação do Cronograma Geral (19/02/2021)

O que é o Programa Proextensão

O Programa Proextensão 2020 é um instrumento de incentivo ao desenvolvimento dos projetos de extensão no IFPA com ênfase na formação dos estudantes e na inclusão social. Tem por objetivo fortalecer o tripé entre ensino, pesquisa e extensão para democratizar o acesso ao saber; estimular o envolvimento e cooperação dos servidores e estudantes com ações que favorecem a integração do Instituto com a sociedade; apoiar os campi em ações para implementação de políticas públicas; motivar a participação dos estudantes em processos de interação com a sociedade e emancipação do cidadão através de atividades de formação profissional, inclusão social, geração de oportunidades, melhoria das condições de vida e exercício da cidadania; criar oportunidade para os estudantes aplicarem os conhecimentos acadêmicos em prol da sociedade de forma a desenvolver o senso crítico, humano e profissional.

Entende-se por extensão um processo educativo, cultural e científico que articula ensino, pesquisa e inovação que viabiliza ações transformadoras entre o IFPA e a sociedade. O projeto de extensão, por sua vez, é uma ação planejada, de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivos e prazos determinados. Para viabilizá-lo é preciso existir um coordenador/orientador do projeto, que pode ser docente ou técnico administrativo, alunos (pode ser voluntário, bolsista), e um extensionista/colaborador (professor ou técnico administrativo).