Página inicial > Últimas Notícias > Contemplados pelo projeto Alunos Conectados recebem chip

Contemplados pelo projeto Alunos Conectados recebem chip

• Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 19h08
  • Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2020, 21h43

Já está disponível o resultado final da seleção para o terceiro lote de chips de pacotes de dados disponibilizados através do Projeto Alunos Conectados. A relação de estudantes selecionados para o recebimento do chip foi publicada nos sites institucionais dos campi, onde também é possível ter acesso às orientações sobre o processo de entrega do chip e assinatura do Termo de Compromisso.

Para viabilizar esse processo, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) criou a Plataforma de Gestão de Créditos de Celulares e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto desenvolveu uma funcionalidade no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Essas soluções tecnológicas possibilitam associar os alunos aos respectivos chips.

“No Sigaa foi desenvolvida uma funcionalidade específica para o projeto Alunos Conectados, onde a interação dos alunos ficou facilitada no processo de adesão ao auxílio. Após a conclusão do resultado final do edital nº 07/2020, os estudantes serão contemplados com o lote de chips de pacotes de dados”, explica o Diretor de Tecnologia da Informação do IFPA, Paulo Henrique Bezerra.

O projeto Alunos Conectados foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para disponibilizar internet gratuita a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados em instituições da rede federal de todo o país. A intenção é retomar as atividades acadêmicas de forma remota, visto que a modalidade presencial foi prejudicada pela pandemia. O projeto pretende beneficiar cerca de 400 mil alunos nos primeiros seis meses, priorizando aqueles cuja renda familiar mensal seja de até meio salário mínimo.