Página inicial > Últimas Notícias > Administração é tema de e-book produzido no IFPA

Administração é tema de e-book produzido no IFPA

• Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 20h31
  • Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 21h23

Professores do curso Técnico em Administração do Campus Paragominas se uniram para produzir o e-book “Estudos interdisciplinares em Administração: Da teoria à prática da administração na Amazônia”. Organizado pelos docentes Jordanio Silva Santos e Walery Costa dos Reis, o livro contém resumos de temáticas abordadas pelas disciplinas do curso e surgiu como estratégia de retorno das atividades que foram suspensas devido à pandemia do coronavírus.

Para compor o livro, os professores elaboraram resumos das disciplinas, priorizando os conteúdos que não foram ministrados até a suspensão das aulas presenciais. As discussões promovidas pelo livro são interdisciplinares e provém de problemáticas locais, o objetivo é tornar o processo de ensino-aprendizagem mais orgânico e interativo, dando sentido prático às temáticas abordadas. Essa metodologia também pretende formar alunos capazes de elaborar Planos de negócios pautados em conhecimentos multidisciplinares, e incentivá-los a serem protagonistas da aprendizagem, com habilidades e competências empreendedoras.

“O e-book tem todas as informações, tem resumos problematizadores, com problemáticas locais de Paragominas, então isso dá a sensação de pertencimento e a leitura fica mais atrativa e mais interessante para o aluno, que pode acompanhar tudo pelo e-book, lá tem as perguntas, o direcionamento das aulas e é possível acompanhar todo o procedimento. O livro é mais interativo, ele não é estático, ele é dinâmico, isso que é legal do e-book, com uma leitura direcionada, com problemas direcionados e com problemáticas locais peculiares à situação do município”, explica o professor Walery dos Reis. A ideia é usar essa tecnologia educacional para todos os semestres e a segunda versão do e-book já está sendo preparada.

Apesar de ser voltado para o ensino-aprendizagem dos alunos do curso técnico de administração do IFPA, o livro também está disponível para a comunidade externa. “A ideia é disponibilizar para o público em geral, porque a gente nota a necessidade de textos como esses na área da administração, porque encurta as distâncias entre professor e aluno e mesmo entre professores. Nós precisamos materializar nossas discussões em artigos, periódicos, e-books, livros, é uma forma da comunidade acadêmica saber o que a gente está discutindo”, afirma o Walery dos Reis.

O e-book “Estudos interdisciplinares em Administração: Da teoria à prática da administração na Amazônia” foi publicado pela Editora do IFPA (Edifpa), que é vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppg). A Edifpa é uma editora universitária, que prioriza propostas de obras acadêmicas, individuais ou coletivas, de qualquer área de conhecimento ou transdisciplinares. A editora edita ou coedita, publica e divulga trabalhos relacionados ao ensino, à pesquisa, à extensão, à pós-graduação e à inovação.

Para baixar o livro, basta acessar o LINK.