Página inicial > Últimas Notícias > IFPA oferta curso em Linguagem R

IFPA oferta curso em Linguagem R

• Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 14h18
  • Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 17h38

A Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Incubitec) do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Castanhal, oferta de forma on-line, nos dias 12, 14 e 15 de dezembro o curso de extensão “Planejamento de Experimentos e Análise de Dados em Linguagem R”, coordenado pela professora Maria Jessyca Barros Soares. Com o objetivo de capacitar a desenvolver estudos e análises na área de experimentação agrícola, o curso tem como público de interesse os estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de Agronomia e pesquisadores. Ao todo serão ofertadas 20 vagas.

Para participar, os interessados precisam ter acesso a computador e internet estável, além de pagar a taxa de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). As inscrições devem ser feitas até 11 de dezembro por meio do link https://www.even3.com.br/cursoderifpacastanhal.

O curso terá uma carga horária 20 horas e será ministrado pelo professor Anderson Rodrigo Silva (Dr. em Estatística e Experimentação Agronômica pela ESALQ-USP e docente efetivo do IF Goiano), Pedro Valasco dos Santos (Graduando em Eng. Agrícola pelo IF Goiano) e Wilhan Valasco dos Santos (Eng. Agrônomo e Mestrando em Proteção de Plantas pelo IF Goiano)

Ementa do curso:

·         Fundamentos da Experimentação Agrícola;

·         Introdução a Linguagem de Programação "R";

·         Estudo de estrutura de tabelas, variáveis e outliers;

·         Teste para duas médias;

·         ANOVA em DIC e DBC;

·         ANOVA em Esquema Fatorial (DIC e DBC);

·         Esquema de parcelas subdivididas (DIC e DBC);

·         Testes Paramétricos e Não Paramétricos;

·         Regressão linear;

·         Regressão não linear;

·         Regressão múltipla; e

·         Introdução à Estatística Multivariada;

12/12/2020

Das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

14/12/2020

Das 19:00 às 22:30

15/12/2020

Das 19:00 às 22:30

*As 5h restantes para integralização da carga horária proposta (20h) serão realizadas por meio de exercícios individuais (atividades de avaliação da aprendizagem).

Linguagem R

A Linguagem R foi criada na década de 90 com base na linguagem de programação S, concorre diretamente com a Python. É utilizada por cientistas e estatísticos como recurso para análise exploratória de dados interativos, análises estatísticas, cálculos e manipulações gráficas. Fornece resultados mais consistentes e confiáveis do que os fluxos de trabalho tradicionais. É mais adequada para manipulação de conjuntos de dados de tamanho médio. Permite uma ampla variedade de modelagens lineares e não lineares, testes estatísticos clássicos e análise de séries temporais. Trata-se de um conjunto integrado de facilidades de software voltado para manipulação de dados e exibição gráfica para modelagem de comportamentos dos usuários de plataformas digitais, por exemplo. Ela permite modificar os tipos de dados contidos em variáveis em programas que estejam em execução, melhorando a programação sem precisar converter os tipos de dados. Foi criada pelos professores Ross Ihaka e Robert Gentleman com base em scripts, é uma solução gratuita e de código aberto.