Página inicial > Últimas Notícias > Reitor do IFPA é eleito vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif

Reitor do IFPA é eleito vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif

• Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 19h50
  • Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 19h50

O Reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Claudio Alex da Rocha, foi eleito para o cargo de vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A nova Diretoria Executiva da entidade foi escolhida pelo pleno do Conselho durante a 23º Reunião Virtual do Conif. A votação foi feita pelo Sistema de Votação On-Line Helios, que permite a realização de eleições através da Internet e com auditoria aberta ao público. Representantes das 41 instituições vinculadas ao Conif puderam votar.

Para Claudio Alex, a nova gestão inicia os trabalhos em um momento cheio de desafios gerados pela Pandemia e pelo orçamento limitado para o próximo ano. “O momento é desafiador. Os contextos de pandemia e pós-pandemia, a garantia da autonomia das IFEs na implementação dos processos de retomada de suas atividades acadêmicas e das escolhas dos reitores e reitoras, por parte de suas comunidades escolares; as previsões de diminuição do orçamento das IFEs para o ano de 2021, esses são alguns dos temas centrais que devem nortear a atuação do Conif. Nesse sentido, para enfrentarmos esses desafios, é fundamental fortalecermos o princípio de Rede que sedimenta as ações do Conselho”, afirma o Reitor.

O cargo de presidente do Colegiado foi delegado à reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes. O Reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, assume como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, Jefferson Manhães de Azevedo, do Instituto Federal Fluminense (IFF), será o vice-presidente de Relações Institucionais e Elias Monteiro, Reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), assume como vice-presidente de Assuntos Administrativos.

Essa não é a primeira vez que o Reitor Claudio Alex da Rocha é escolhido para fazer parte da Diretoria Executiva do Conif, em 2017 ele foi eleito como Diretor Financeiro do Conselho. A partir de 2021, quando assumirá o cargo de vice-presidente de Relações Parlamentares, ele planeja colocar em prática novas metas.

Na condição de vice-presidente de relações parlamentares, temos como metas para o ano de 2021: Fortalecer a articulação com o Congresso Nacional, suas frentes parlamentares, comissões e lideranças parlamentares; Acompanhar, mapear e efetuar estudos de cenários políticos e de apresentação de projetos de lei com relação direta ou indireta com a Rede Federal; Propor plano de ação junto ao Congresso Nacional, incluindo, reuniões, eventos e ações integradas que possam apresentar as potencialidades da Rede Federal e maior aproximação com o Parlamento e, considerando as especificidades, assimetrias, dificuldades e potencialidades de cada uma das cinco regiões do país, propor ações integradas com as bancadas parlamentares dessas regiões”, elenca Claudio Alex.

A Diretoria Executiva é o órgão da administração superior do Conif, seus membros efetivos são eleitos para o mandato de um ano, podendo haver recondução. Cabe à diretoria cumprir as deliberações do conselho pleno, apresentar planos e projetos e promover o relacionamento do conselho com entidades públicas e privadas do Brasil e do exterior, dentre outras atribuições.