Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho de psicólogas do IFPA vira capítulo de livro sobre psicologia escolar na pandemia

• Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 14h40
  • Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 14h40

Cinco psicólogas do Instituto Federal do Pará (IFPA) reuniram-se para escrever um dos capítulos do livro “Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia?”, organizado pelos professores Fauston Negreiros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Breno de Oliveira Ferreira, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O livro é o primeiro sobre o tema no Brasil e reúne artigos de vários psicólogos da Rede Federal de Ensino, com o objetivo de apresentar estudos, pesquisas, debates e experiências na interface da psicologia e educação no cenário da pandemia de Covid-19.

As psicólogas do IFPA Marília de Miranda, Ingrid da Silva, Jeanne Liberato, Elana Amorim e Ana Carolina Castro escreveram o capítulo “Intervenções psicoeducativas em saúde mental no IFPA na pandemia de Covid-19”.  O artigo fala sobre as ações de fortalecimento da saúde mental dos membros da comunidade acadêmica, pautadas em atividades que focavam no autocuidado e na gestão das emoções. Essas ações foram desenvolvidas a partir do Programa de Educação Socioemocional do Instituto, que foi reestruturado para se adequar à nova realidade do trabalho e ensino remotos, devido à suspensão das atividades presenciais.

“Foi criado um grupo de trabalho no Whatsapp, coordenado pela psicóloga da PROEN (Pró-Reitoria de Ensino) para que todas as psicólogas e psicólogos do IFPA pudessem interagir, além de nos reunirmos periodicamente através da plataforma RNP para planejarmos as novas ações. Tais ações foram baseadas nas demandas vindas da comunidade acadêmica, tanto a partir do serviço de acolhimento psicológico virtual, quanto de pesquisas que realizamos junto a alunos, servidores e colaboradores terceirizados”, explica Ingrid da Silva, uma das autoras do capítulo.

Ingrid da Silva também destaca a importância desse tipo de pesquisa e produção científica para o desenvolvimento do trabalho do psicólogo escolar. “É a partir da pesquisa que podemos tanto conhecer as estratégias que estão sendo desenvolvidas nas escolas do Brasil e do mundo e aplicar aquelas que se adequam à nossa realidade, quanto criar novas metodologias baseadas em evidências científicas. A perspectiva é continuar ouvindo a comunidade acadêmica através de pesquisas para que possamos balizar nossas ações a partir das suas demandas”.

A obra “Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia?” é dividida em duas partes, sendo a parte 1 intitulada “Entre o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste”, com capítulos de estados dessas três regiões do país, e a parte 2, “Do Sul ao Sudeste”, com manuscritos de estados das respectivas localidades, contemplando, assim, as cinco regiões brasileiras. A obra contou com o apoio da Associação Nacional de Psicologia e está disponível para download gratuito no site https://www.pimentacultural.com/psicologia-escolar.