Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Alunos Conectados: informações importantes!
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Alunos Conectados: informações importantes!

  • Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 23h04
  • Última atualização em Quinta, 02 de Setembro de 2021, 19h32
imagem sem descrição.

 

Projeto Alunos Conectados está suspenso por tempo indeterminado

O Edital 05/2021, intitulado “Projeto Alunos Conectados”, está suspenso a partir do dia primeiro de setembro, por tempo indeterminado. A suspensão se deu após deliberação do Ministério da Educação (MEC), de acordo com as definições estabelecidas na reunião do dia 30 de julho, com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

As Instituições de Ensino Superior (IES) que ainda armazenavam chips não distribuídos aos estudantes deveriam enviar oficio à RNP até dia seis de agosto, informando se os chips ainda seriam distribuídos, bem como o quantitativo, o número de identificação dos dispositivos e se esses chips deveriam ser suspensos ou cancelados. As IES que não apresentassem essas informações ou não distribuíssem devidamente teriam os chips suspensos pelo período de 30 dias e cancelados se, até o dia 20 de agosto, não apresentassem a manifestação.

O Departamento de Assuntos Estudantis (DAE), da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) encaminhou no dia seis de agosto o quantitativo de chips a serem cancelados, suspensos e reservados, levando em conta que os chips em status ”reserva” já foram distribuídos aos Campi, enquanto que os “suspensos” já estão sendo distribuídos. Atualmente, há um estoque de nove chips para distribuição, em caso de necessidade.

O Projeto Alunos Conectados é uma parceria do MEC e da RNP, sob coordenação da Secretaria de Educação Superior (SESU) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O objetivo era promover um suporte às atividades acadêmicas de ensino remoto em apoio ao enfrentamento da pandemia Covid19 e seus impactos. O Instituto Federal do Pará disponibilizou chip/pacote de dados aos estudantes matriculados em cursos presenciais técnicos e da graduação do IFPA, em condição de vulnerabilidade socioeconômica e que estavam desenvolvendo atividades acadêmicas de ensino em formato remoto ou híbrido.

 

 

Projeto Alunos Conectados: IFPA divulga edital de seleção para concessão de chips

O Instituto Federal do Pará (IFPA) convida a todos estudantes, por meio do Edital 05/2021, para participarem da seleção pública para o atendimento com chip/pacotes de dados de internet. As inscrições podem ser efetuadas on-line a partir desta terça-feira, 23 de março. O edital é de fluxo contínuo ao longo de 2021.

A seleção está vinculada ao Projeto Alunos Conectados, uma parceria do Ministério da Educação (MEC) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sob coordenação da Secretaria de Educação Superior (SESU) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Tem por objetivo a promoção de suporte às atividades acadêmicas de ensino remoto em apoio ao enfrentamento da pandemia Covid19 e seus impactos, o IFPA disponibilizará chip/pacote de dados aos (as) estudantes matriculados (as) em cursos presenciais técnicos e da graduação do IFPA, em condição de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam desenvolvendo atividades acadêmicas de ensino em formato remoto ou híbrido.

Para participar, o estudante deve acessar o edital, ler atentamente para conhecer todas as regras, estar matriculado em cursos presenciais, estar desenvolvendo atividades acadêmicas remotas, possuir renda bruta per capita de até meio salário mínimo, residir em área com disponibilidade de cobertura das operadoras Claro ou Oi para o CEP informado no cadastro, acessar o portal do Sigaa e realizar a inscrição. Quem ainda não aderiu ao Cadastro Único deve aderir antes de acessar o Sigaa.

O recebimento dos chip/ pacotes de dados de internet (dados móveis) poderá ser acumulado com outras modalidades de auxílio estudantil, bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão que não tenha a mesma finalidade durante o período letivo de 2021. Mais de um membro da família poderá ser selecionado, caso cumpra os critérios do edital. Cabe aos campi realizar a verificação das informações fornecidas pelos estudantes quanto ao vínculo ou atendimento às regras legais que classificam os inscritos. Ao estudante cabe a leitura do edital, acompanhar as publicações e a observância dos resultados e procedimentos do uso deste serviço se contemplado.

O resultado será divulgado no site institucional de cada campus. Para interpor recursos contra o resultado, o candidato deve enviar e-mail para o setor de assistência estudantil do campus no prazo de dois dias a contar do resultado da pré-análise. Conforme a carga horária do estudante, o mesmo terá acesso a chip/pacotes de dados entre 5GB e 40GB, com direito a recarga mensal feita automaticamente pela operadora.

É preciso ter atenção no momento da inscrição para enviar documentação completa e correta, do contrário o aluno terá a solicitação invalidada. No edital há um passo a passo de como efetuar a inscrição e de todos os documentos necessários. Nas últimas páginas, em anexo, estão os modelos de declarações necessários para a inscrição, bem como os e-mails dos setores de Assistência Estudantil dos Campi para envio de recursos.

 

Acesse aqui o Edital Nº 05/2021 
Acesse aqui a Errata nº 01 (Alteração de data)
Acesse aqui o Sigaa 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página