Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza simpósio sobre povos indígenas e questões etnicorraciais

IFPA realiza simpósio sobre povos indígenas e questões etnicorraciais

• Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 11h34
  • Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 11h34

Durante a Semana Nacional Indígena, a Rede de Estudos Afro-brasileiros, Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas e Grupos Correlatos (Renneabi) do Instituto Federal do Pará (IFPA) realiza nos dias 22 e 23 de abril o 1º Simpósio da Renneabi: povos indígenas e questões étnico-raciais. A proposta é dialogar sobre a pedagogia decolonial, territorialidade, ancestralidade, Língua Munduruku, educação escolar e movimentos indígenas, lutas e resistência. O evento será on-line, com início previsto para 8 h 30 min.

Para os debates e oficinas foram convidadas lideranças indígenas, membros da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), Fundação Nacional do Indío (Funai), professores e pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do pará (Ufopa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) o processo histórico ameríndio, debater a política voltada aos povos indígenas da Amazônia.

A organização do evento é dos Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabis) dos campi Abaetetuba, Belém, Breves, Cametá, Castanhal, Marabá Rural, Óbidos, Parauapebas e Santarém, a Comissão de Meio Ambiente e Centro de Idiomas do Campus Itaituba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.even3.com.br/isimprenneabi. No mesmo endereço é possível acessar toda a programação que inclui mesas redondas, oficinas e atividades culturais.