Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA participa de eventos internacionais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA participa de eventos internacionais

  • Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 21h45
  • Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 21h56
imagem sem descrição.

 

IFPA participa de eventos internacionais

Representantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) estão participando da Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), que reúne os responsáveis por assuntos internacionais de instituições de ensino superior (IES). A XXXIII Reunião Anual da Faubai acontece de forma virtual, nos dias 20, 22, 27, 29 de abril e 04 e 06 de maio, com a temática “Expanding our minds”.

O tema escolhido visa apresentar um olhar reflexivo sobre dois conceitos associados à internacionalização do ensino superior: a Jornada e o Pertencer. Os conceitos procuram abarcar as mudanças decorrentes da pandemia e das transformações individuais, institucionais e internacionais pelas quais o mundo vem passando. O objetivo é estimular os envolvidos na Educação Internacional a partir de novas ideias e pontos de vista que discutam o papel da internacionalização do ensino superior e permitam a (re)conexão das IES com o mundo.

A Conferência Virtual FAUBAI 2021 conta com a participação de artistas, ativistas sociais e especialistas em Educação Internacional, que ajudarão a pensar sobre o papel da educação, da arte e da ação social na construção de um mundo mais justo, menos desigual e mais inclusivo. Além disso, o evento apresenta o que está acontecendo nos institutos e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na área de internacionalização.

A Faubai foi criada em 1988, com a finalidade de promover a integração e a capacitação dos gestores da área, por meio de seminários, workshops, reuniões regionais e nacionais e sua Conferência Anual. Atua também na divulgação das potencialidades e da diversidade das IES brasileiras, no país e no exterior, junto a IES, agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

Cican 2021

De 26 a 28 de abril, acontece também a Conferência Virtual 2021 do Colleges and Institutes Canada (CiCan), um dos parceiros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O tema desse ano é “Changing Narratives” e busca refletir sobre o impacto global da pandemia, que provocou mudanças na forma de ensino das instituições. A programação conta com workshops e apresentações, além de oportunidades de networking e engajamento com os participantes.

O convênio entre CiCan e Conif tem objetivo de apoiar a mobilidade de docentes e estudantes e desenvolver parcerias com países que sejam referência em Educação Profissional e Tecnológica, a partir de princípios similares aos brasileiros e baseando-se em uma cooperação horizontal.

Mais informações

CiCanhttps://conference.collegesinstitutes.ca/

Faubaihttps://faubai.org.br/pt-br/ 

Texto: Livea Colares | ASCOM IFPA Reitoria

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página