Página inicial > Últimas Notícias > IFPA publica coletânea com pesquisas desenvolvidas na região do Tapajós

IFPA publica coletânea com pesquisas desenvolvidas na região do Tapajós

• Publicado: Terça, 11 de Maio de 2021, 20h17
  • Última atualização em Terça, 11 de Maio de 2021, 20h17

O Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Itaituba publicou, no último mês de abril, uma Coletânea com as pesquisas apresentadas durante a II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Tapajós (SNCTT). Com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento da Região de Integração do Tapajós”, a II SNCTT foi realizada em 24 e 25 de outubro de 2019.

A obra, composta por 23 capítulos, é subdivida em cinco grandes áreas: agropecuária, educação, epidemiologia, ambiente e diversidade, sociedade e saúde. Foi organizada pelos professores do IFPA campus Itaituba Liz Carmem Silva-Pereira, Arikleyton de Oliveira Ferreira, Isaias da Silva Pereira, Leonardo Silveira Villar, Mariana Duó Passerini, Michel Marialva Yvano e Vilma Ribeiro de Almeida.

Professora Liz Carmem explica que a coletânea foi resultado de um evento com Oficina de Planejamento Participativo (OPP), a partir da qual se buscou ouvir a comunidade, realizar as pesquisas, fazer os diagnósticos dos problemas, discutir as prováveis soluções com a comunidade demandante e buscou fazer a interface entre quem podia efetivar políticas públicas para incrementar soluções de maior alcance e de longo prazo. Durante a OPP foram separadas e debatidas as demandas principais para a região. “Muitas foram respondidas nos estudos apresentados no livro, que será encaminhado à todas as secretarias dos Municípios da Região de Integração (RI) Tapajós, como forma de ajudar no desenvolvimento das políticas públicas locais”.

A II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Tapajós (SNCTT) foi aprovada na Chamada CNPq/MCTIC Nº 09/2019, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que teve o objetivo de apoiar a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em âmbito municipal, estadual/distrital e regional, como instrumento de melhoria da qualidade do ensino de Ciências.

Este evento, que foi espaço de socialização das pesquisas-ação, foi um meio de propiciar a comunicação e integração entre a comunidade e a escola. Foi realizado para divulgar e popularizar a ciência, tecnologia e inovação de forma a despertar o interesse e a vocação na Região de Integração (RI) do Tapajós, assim como fortalecer o conhecimento científico, através de discussões técnicas sobre a sustentabilidade dos arranjos produtivos locais, especialmente agronegócio e conservação do meio ambiente, buscando a transformação dos conhecimentos técnicos e de aplicação direta pela sociedade, especialmente as minorias e comunidades tradicionais.

Desenvolvido através de ciclo de palestras, mesas redondas, lançamento e execução de projetos de pesquisa e extensão, apresentações artísticas e culturais, e produção do e-book da coletânea de artigos, que será divulgado pelos organizadores nas escolas do ensino básico e instituições de ensino superior da RI do Tapajós “A coletânea mostra a importância focal do Campus Itaituba como produtor e articulador de ciência e tecnologia na RI do Tapajós, levando a academia para a comunidade e a sociedade para a academia”, esclarece Liz Carmem.

A coletânea traz respostas às demandas da RI do Tapajós, localizada no sudoeste do Estado do Pará, próximo do limite com o estado do Amazonas, é formada por seis municípios: Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão. Uma região considerada estratégica no plano de desenvolvimento nacional em função de sua localização estratégica em relação à nova rota de exportação da produção agrícola (graneleira) do centro-oeste do País. O projeto buscou atender aos municípios da RI Tapajós tendo como sede o município de Itaituba que está localizado no Rio Tapajós.