Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza evento sobre Inovação e criatividade na interface da aprendizagem

IFPA realiza evento sobre Inovação e criatividade na interface da aprendizagem

• Publicado: Quarta, 12 de Maio de 2021, 17h47
  • Última atualização em Quarta, 12 de Maio de 2021, 17h51

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) do Instituto Federal do Pará (IFPA), ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG), realizou, nos dias 11 e 12 de maio, o evento “Inovação e criatividade na interface da aprendizagem”, em alusão ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A programação aconteceu de forma totalmente online e discutiu temas como inovação, aprendizagem criativa e arranjos de inovação na Amazônia.

No dia 11, o Fundador e Coordenador do Projeto Social Ação Parceiros - Espaço de Aprendizagem Criativa, Raimundo das Graças Lima Xavier, foi convidado para uma entrevista mediada pelo professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Renato Hidaka Torres. Raimundo Xavier falou sobre a definição de aprendizagem criativa e destacou que o aluno deve explorar seu potencial de produção e não só de absorção de conteúdo, para isso, o ambiente deve envolver o aluno no processo criativo, incitando-o aprender fazendo. Ele também disse que só há inovação se o processo criativo for bem trabalhado e falou sobre a aprendizagem criativa no Pará e o Projeto Social Ação Parceiros - Espaço de Aprendizagem Criativa.

No dia seguinte (12), aconteceu a palestra “Arranjo de Inovação na Amazônia Oriental”, ministrada pelo Coordenador da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Redenamor) e pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi, Amilcar Mendes, a mediação ficou por conta da Chefe do NITT no IFPA, Keila Mourão. Amilcar Mendes começou dizendo que a inovação é o caminho para o país que quer se desenvolver, ele enumerou os paradigmas enfrentados nos últimos 50 anos e traçou um breve panorama da última década. O pesquisador ainda falou sobre a interação desafiadora entre os Institutos de Ciência e Tecnologia, o poder público e o mercado, a Lei da inovação e as mudanças que ela trouxe e a Redenamor, dentre outros assuntos.

A programação também contou com duas oficinas de capacitação ministradas pelos Agentes de Inovação do IFPA e destinadas a discentes e servidores do Instituto. A oficina para estudantes foi sobre “Desenvolvimento de aplicativo para Android com a plataforma APP Inventor”, com o professor do IFPA, Leandro Franco de Sá. Para os servidores, foi ofertada oficina “SCRUM: método ágil para projetos de inovação”, com o professor do IFPA, Luã Caldas Oliveira.