Página inicial > Últimas Notícias > IFPA assina convênio com o Programa Forma Pará

IFPA assina convênio com o Programa Forma Pará

• Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 19h05
  • Última atualização em Segunda, 05 de Julho de 2021, 19h23

O Instituto Federal do Pará (IFPA) assinou o convênio com o Governo do estado para fazer parte do Forma Pará, programa que tem como objetivo reduzir o déficit de acesso à formação superior promovendo o aumento de cursos ofertados por instituições públicas. A assinatura aconteceu durante o lançamento oficial da chamada 2021 do programa, no Teatro Estação Gasômetro, em Belém.

Estiveram presentes no evento o coordenador do curso de Licenciatura em História, Raimundo Castro, a coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Luciana Leal, o Secretário Institucional do Programa Forma Pará, Jucinaldo Ferreira, o Coordenador Institucional do Programa Forma Pará, Lair Meneses, a Pró-Reitora de Ensino, Elinilze Teodoro, e o Reitor, Claudio Alex da Rocha.

O vestibular para os selecionados da jornada de 2020 será realizado no dia 04 de julho e o IFPA está ofertando os cursos Licenciatura em História em Marituba, Licenciatura em Física em Muaná, Bacharelado em Agronomia em Cachoeira do Piriá, Tecnólogo em Rede de Computadores em Dom Eliseu e Licenciatura em Ciências Biológicas em Novo Repartimento.

Em 2021, o programa se expande para mais 33 cidades, incluindo comunidades indígenas do município de Parauapebas, na região Sudeste. Para essa jornada, o IFPA ofertará os cursos de Tecnologia em Agroecologia nos municípios de Bom Jesus do Tocantins e Cachoeira do Arari, Engenharia de Pesca em Bonito, Engenharia de Alimentos em Santa Maria, Tecnologia em Gestão Ambiental em Belém (Distrito do Icoaraci), Tecnologia em Gestão Hospitalar em Salvaterra e Engenharia Civil em Almeirim.

“Para o ano de 2021 o IFPA está ofertando cinco cursos no Programa Forma Pará com 240 vagas no total e para 2022 já estão pactuados sete cursos com mais 350 novas vagas. O sucesso da parceria entre IFPA e Governo do estado, através da Sectet, está rendendo bons frutos e já estamos trabalhando para estender o convênio para cursos técnicos e de formação inicial e continuada”, conta o Coordenador Lair Meneses.

O Reitor do IFPA, Claudio Alex da Rocha destaca a importância do programa: “A interiorização de educação profissional, científica e tecnológica é uma das principais missões do Instituto Federal do Pará, nesse sentido, a parceria com o Governo do estado por meio do programa Forma Pará, é fundamental para ampliar o alcance da nossa instituição em nosso estado, na medida em que temos tido frequentes reduções orçamentárias. Este programa permite com que continuemos avançando, no sentido de oferecer a educação superior de qualidade para os diversos municípios do nosso estado, ampliando em cerca de 20% as vagas anuais nos últimos dois anos e assim levando os nossos cursos para que possamos promover a educação superior e por consequência o desenvolvimento do nosso estado por meio da formação de pessoas”.

O Forma Pará é um programa executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com instituições de ensino, prefeituras e organizações sociais. Com a chamada de 2021, o programa vai estar presente em 54 dos 144 municípios paraenses. A meta é ofertar de cerca de 4 mil vagas até o final de 2022.