Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Abaetetuba inaugura Ginásio Poliesportivo e Refeitório

IFPA Campus Abaetetuba inaugura Ginásio Poliesportivo e Refeitório

• Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 17h34
  • Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 17h35

O Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba inaugurou na terça-feira, 21 de setembro, os seus mais novos espaços: Ginásio Poliesportivo e Refeitório. A cerimônia de Inauguração foi realizada no auditório da Instituição e presidida pelo Reitor Cláudio Alex da Rocha e pela a Diretora Geral do IFPA Campus Abaetetuba, Diselma Marinho Brito, com a participação de representantes das prefeituras de Abaetetuba, Jeferson Felgueiras de Carvalho; de Igarapé-Miri, Antônio Marcos; e da Prefeitura de Moju, Sandra Helena Ataíde de Lima.

Em função da pandemia, a cerimônia foi acompanhada de forma presencial por um grupo pequeno de pessoas, incluindo representantes dos servidores, colaboradores e de alunos, seguindo todos os protocolos de biossegurança como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. A cerimônia também foi transmitida pelo Canal IFPA Abaetetuba Oficial, no Youtube.

O Secretário de Educação do Município de Abaetetuba, Jeferson Carvalho, falou sobre a importância deste momento para Educação, não só para o município de Abaetetuba, mas da Região. “Estamos muito felizes de participar deste momento histórico para o IFPA, ressalto a importância deste campus para Abaetetuba e municípios próximos. Esse processo de relação próxima de capacitação e extensão que a instituição oferece fortalece ainda mais a Educação Básica da cidade. A parceria entre o IFPA e a prefeitura precisa ter vida longa, também, para que possamos garantir dignidade e qualidade no processo educacional em todas as esferas”, destacou.

Durante o evento, as servidoras Graça Elda Vasconcelos, coordenadora do SAAI, e Josiane Marinho, coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), falaram sobre a importância dos novos espaços. O NEL fez uma homenagem a alguns integrantes do campus e com o discurso emocionante da professora Josiane frisou a luta pela construção e importância do Ginásio.

Os alunos Bianca Ferreira e Marlon Pinheiro, membros do Grêmio Estudantil, e a egressa Arlene Sena Oliva, realizaram o corte das fitas inaugurando oficialmente os novos espaços.

“Sabemos que uma das bases da educação é o conforto do aluno, o seu bem-estar. Também precisamos destacar que o Ginásio vai melhorar ainda mais a questão do ensino-aprendizagem. Confesso que no momento da inauguração do refeitório eu fiquei muito emocionado, passamos muito tempo sem termos um lugar adequado para nos alimentar e hoje estamos realizando um sonho. Isso tudo vem somar, fortalecendo a base do IFPA que é o Ensino, Pesquisa e Extensão, por meio do bem-estar discente”, declarou Marlon.

A construção dos novos espaços contou com o investimento de R$ 1.268.004,20 para a construção do Ginásio Poliesportivo e R$ 421.375,96 para a construção do refeitório, fruto de recursos provenientes do Ministério da Educação.  Além do Ginásio e Refeitório, o campus também construiu uma nova Secretaria Acadêmica, reformou e reestruturou outros nove espaços: Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP), Direção Geral (DG), Sala do Servidor, Protocolo Central, Arquivo Central, Sala do Projeto Perema, Carreta ETEC, Diretoria de Administração e Sala da Pesquisa e Extensão.

A Diretora Geral do IFPA Campus Abaetetuba, Diselma Marinho Brito, agradeceu o empenho de todos que de alguma forma contribuíram para que a instituição pudesse construir esses novos espaços e destacou como essas novas estruturas irão melhorar ainda mais o ensino no campus. “Esses dois novos espaços irão trazer qualidade de vida aos nossos estudantes, uma alimentação escolar adequada, que atenda às necessidades de nossos alunos, unindo à atividade esportiva. A instituição só tem a ganhar e agradeço a todos que de forma incansável contribuíram para que pudéssemos estar aqui, hoje, realizando esse sonho”.

“É um momento de muita alegria estar confraternizando com a comunidade do campus, são espaços públicos estruturantes para que possamos realizar uma formação cidadã, certamente tudo isso vai aprimorar ainda mais a qualidade da Educação que promovemos no campus Abaetetuba, estão todos de parabéns e que possamos avançar no aprimoramento na oferta de Educação Pública e de qualidade no Baixo Tocantins”, declarou o Reitor Cláudio Alex.

O IFPA Campus Abaetetuba conta com 1155 alunos e oferta cursos nas seguintes modalidades de ensino: Ensino Médio Integrado (Edificações, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente e Mecânica; Subsequente (Aquicultura, Edificações, Informática, Meio Ambiente, Mecânica, Pesca, Saneamento e Segurança do Trabalho) Graduação (Licenciatura em Ciências Biológicas) e Pós-graduação (Especialização em Educação de Jovens e Adultos: Saberes Ribeirinhos e Práticas Pedagógicas, Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação).

Fonte: Ascom IFPA Abaetetuba