Página inicial > Últimas Notícias > IFPA tem 11 cursos quatro estrelas no ‘Guia da Faculdade’ do Estadão

IFPA tem 11 cursos quatro estrelas no ‘Guia da Faculdade’ do Estadão

• Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 10h47
  • Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 10h47

Onze cursos de graduação do Instituto Federal do Pará (IFPA) receberam quatro estrelas no Guia da Faculdade do Estadão 2021 divulgado no domingo, 24 de outubro. E outros quatro cursos conquistaram três estrelas.

Foram conceituados com quatro estrelas no campus Belém as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras (português), Matemática, Pedagogia, Química e os bacharelados em Engenharia de Controle e Automação; os cursos de Bacharelado em Agronomia dos campi Castanhal e Conceição do Araguaia; do campus Tucuruí o curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Também foram avaliados e receberam três estrelas as Licenciaturas em Ciências Biológicas do campus Abaetetuba, Física do campus Bragança e Informática ofertada pelo campus Castanhal; e o bacharelado em Engenharia de Materiais do campus Belém.

“A avaliação do Guia da Faculdade reflete, em uma perspectiva geral, o bom resultado que nossos cursos têm obtido junto ao MEC nos últimos anos. Esta publicação é uma vitrine a mais para os nossos cursos. Embora não se trate de uma avaliação oficial do MEC e nossos cursos não sejam obrigados a participar, estimulamos a participação, pois é mais uma oportunidade de mostrar nossos cursos para a sociedade”, explica o professor Chefe do Departamento de Ensino Superior do IFPA José Edivaldo Moura da Silva.

O resultado da metodologia de ‘avaliação feita por pares’ do Guia da Faculdade Quero|Estadão é uma parceria entre o jornal O Estado de São Paulo e a empresa Quero Bolsa. Foram avaliados somente os cursos presenciais com titulação de Bacharelado ou Licenciatura. O selo de qualidade posiciona as graduações em diferentes faixas de acordo com as respostas dadas pelos coordenadores de cada curso.  A estes foi solicitado que preenchessem um questionário com as principais informações da graduação que coordenam. A avaliação foi realizada por professores universitários convidados pelos organizadores do Guia que analisavam a qualidade dos projetos pedagógicos (características da proposta de ensino do curso), a formação do corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso) e a infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos).

Ao todo, de acordo com o Guia da Faculdade, 9.225 professores avaliaram 14.343 cursos superiores de 1.909 instituições de ensino superior cadastradas pelo Ministério da Educação. A nota final de cada curso é resultante da média simples destes três critérios. Os cursos podiam receber um dos seguintes conceitos: 5(excelente), 4(muito bom), 3(bom), 2(regular), 1 (ruim) ou não-estrelados.

Confira aqui as estrelas dos cursos do IFPA na edição 2021 do Guida da Faculdade do Estadão

Estrelas em resumo

Ciências Biológicas (Licenciatura) - Abaetetuba - 3 Estrelas