Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFPA garantem ouro e prata em Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Alunos do IFPA garantem ouro e prata em Olimpíada Brasileira de Agropecuária

• Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 15h55
  • Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 16h03

Alunos do Ensino Médio Integrado e Subsequente do curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Pará (IFPA), campi Breves, Castanhal e Santarém, conquistaram sete ouros e 12 pratas na primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), edição 2021. O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSul de Minas), organizador do evento, divulgou o resultado, na noite de 6 de outubro, via redes sociais.

A OBAP é uma competição científica nacional para os alunos da área de ciências agrárias (Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos). É realizada em duas etapas (virtual e presencial). Nesta edição, o próprio estudante fazia a inscrição indicando o professor orientador.

Os alunos podiam se inscrever na modalidade de curso integrado/concomitante (alunos que estão cursando o ensino médio e o ensino técnico) e subsequente (alunos que já concluíram o ensino médio e cursam somente o curso técnico). O professor do IFPA campus Castanhal Laércio da Silveira Soares Barbeiro recebeu menção honrosa da organização do evento por estar entre os vinte orientadores com maior número de inscritos na OBAP. Também coordenaram as provas no IFPA a professora Carolina Carvalho Brcko, Everton José do Nascimento Oliveira, Klebson Santos Brito e Osnar Obede da Silva Aragão.

Professor Laércio explicou que as Olimpíadas de Agropecuária é um instrumento que fortalece o processo de ensino e aprendizado para aprimorar os conhecimentos. É um incentivo a mais à participação dos estudantes em atividades de iniciação científica com foco na melhoria do ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária. “A OBAP promove a união da rede federal em prol de uma competição sadia com espírito olímpico. Percebi que a medalha é um incentivo a continuar com estudos, além de trazer alegria para a família do estudante”, ressaltou.

Neste ano de 2021, por conta da pandemia, foi realizada apenas a etapa virtual em 15 de setembro, período em que os competidores responderam a 42 questões de múltipla escolha sobre as áreas estabelecidas pelo edital. O conteúdo é amplo, inclui perguntas sobre o meio biofísico –solos e clima –, os sistemas de criação animal como bovinocultura, avicultura, suinocultura, cafeicultura, cana de açúcar, paisagismo. Na avaliação do professor Laércio, os conhecimentos sobre as culturas típicas das regiões Sul e Sudeste são os maiores desafios para os alunos da região Norte. “Os estudantes precisaram mostrar habilidades e competências para resolver situações do mundo do trabalho”, destacou.

A estudante do curso Técnico em Agropecuária Subsequente no IFPA campus Castanhal, Antônia Wiviane de Oliveira Mendes, medalhista de ouro na 10ª OBAP, comenta que no dia da prova o site da competição estava instável. “Mesmo tendo enfrentado problemas de instabilidade no site, consegui fazer a prova. Os assuntos trabalhados em aula me ajudaram a conseguir responder às questões.  Gostei de representar a categoria subsequente, meu campus, o Instituto e de ganhar a medalha”, comentou Antônia.

Confira os medalhistas:

Alunos do Técnico em Agropecuária Integrado:

Orientador: Laercio da Silveira Soares Barbeir - Castanhal

Danilo Soeiro Sombra - PRATA

Sandy Rayssa Vasconcelos de Arruda - PRATA

Denilson Vicente Araújo Silva - PRATA

Alunos do Técnico em Agropecuária Subsequente:

Orientador: Laercio da Silveira Soares Barbeiro - Castanhal

Antônia Wiviane de Oliveira Mendes - OURO

Fase presencial da 10ª OBAP em 2022

Durante a live da premiação, o reitor do IFSul de Minas anunciou que a fase presencial da OBAP 2021 deverá ocorrer de forma presencial no primeiro semestre de 2022. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) já se comprometeu a enviar os recursos para o instituto realizar a segunda etapa da competição.

O anúncio dos premiados ocorreu pelo canal do Instituto Federal do Sul de Minas (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jt9hjyMwYZQ).

Para mais detalhes sobre a 10ª OBAP acesse: https://obap.ifsuldeminas.edu.br