Página inicial > Últimas Notícias > IFPA desenvolve projeto de implantação de Coleta Seletiva Solidária na Reitoria

IFPA desenvolve projeto de implantação de Coleta Seletiva Solidária na Reitoria

• Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 17h18
  • Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 17h46

A Reitoria do Instituto Federal do Pará (IFPA) está em processo de implantação de Coleta Seletiva Solidária. O projeto tem como objetivo promover ações e práticas sustentáveis que visem a implantação da coleta seletiva solidária no IFPA a partir do levantamento de informações para compor o diagnóstico da gestão de resíduos sólidos e a implementação de ações de sensibilização para o consumo sustentável, bem como a destinação final ambientalmente adequada desses materiais.

O projeto terá duração de aproximadamente dois meses e será desenvolvido por alunos do curso Tecnólogo em Saneamento e do curso Técnico em Saneamento do Instituto. Executado na Reitoria, o trabalho ainda vai contar com a parceria da Comissão Central de meio ambiente do IFPA e da Direção de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DPDI).

Ao todo, serão cinco etapas a serem realizadas. A primeira etapa consiste em um questionário acerca da visão dos servidores e terceirizados sobre a gestão dos resíduos sólidos no IFPA. Servidores podem responder o formulário através do link:  https://bit.ly/ColetaSeletivaIFPA. Já os terceirizados, responderão de forma presencial. Na segunda etapa, será elaborado um diagnóstico a partir de um questionário a ser aplicado de forma presencial junto aos setores da Reitoria para identificação de informações sobre o manejo dos resíduos no âmbito da Reitoria.

Depois, será realizado um treinamento presencial aos servidores terceirizados que atuam no manejo dos resíduos sólidos, a fim de orientá-los sobre os aspectos da coleta seletiva. A quarta fase do projeto prevê uma Campanha para a sensibilização dos Servidores da Reitoria e, na última etapa, serão realizadas visitas às Associações e Cooperativas de Catadores de materiais recicláveis para a identificação daquelas que tenham interesse em receber os resíduos do IFPA.

Com a conclusão do projeto, pretende-se mudar os padrões de consumo dos servidores e terceirizados, contribuir com o processo de seleção e habilitação das cooperativas de materiais recicláveis que receberão os resíduos gerados na reitoria e mudar a cultura organizacional, permitindo que os resíduos descartados sigam para a destinação final ambientalmente adequada, de forma a contribuir com a sustentabilidade urbana.