Página inicial > Últimas Notícias > IFPA oferta 300 vagas em cursos superiores pelo Programa Forma Pará

IFPA oferta 300 vagas em cursos superiores pelo Programa Forma Pará

• Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 17h55
  • Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 17h55

Estão abertas, até o dia 24 de novembro, as inscrições para o Processo Seletivo Especial 2021 (PSE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), destinado a selecionar candidatos para as 300 vagas em cursos superiores na modalidade de ensino presencial, em regime especial, mediante convênio realizado com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no site do processo seletivo: https://www.portalfadesp.org.br.

As vagas são para os cursos de Engenharia de Pesca, ofertado em Bonito e Engenharia de Alimentos, ofertado em Santa Maria, ambos pelo Campus Castanhal; Tecnologia em Gestão Ambiental, em Belém (Distrito de Icoaraci), pelo Campus Bragança; Tecnologia em Agroecologia, em Bom Jesus do Tocantins, pelo Campus Rural de Marabá; Tecnologia em Agroecologia, em Cachoeira do Arari, pelo IFPA de Breves e Engenharia Agronômica, ofertado em Novo Progresso, pelo Campus Itaituba.

O PSE é destinado aos candidatos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio ou equivalente. Não será efetivada a habilitação de candidato que tenha vínculo (matrícula) com outro curso de graduação no IFPA ou com outra instituição pública de Ensino Superior, assim como de beneficiário, em Instituição Privada de Ensino Superior, do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

A seleção é composta por três fases eliminatórias, a primeira consiste no preenchimento do formulário de inscrições e pagamento do boleto bancário ou solicitação de isenção da taxa de inscrição, a segunda fase é uma prova de conhecimentos, composta de Questões Objetivas e Redação e a terceira etapa é a Habilitação e Matrícula, análise de documentos comprobatórios e procedimentos de heteroidentificação dos candidatos autodeclarado pretos e pardos (negros), grupo optante e bonificação.

A Prova de Conhecimentos será no dia 05 de dezembro e deverá ser realizada obrigatoriamente no município onde o curso escolhido será ofertado. A Divulgação do resultado preliminar da Prova Objetiva e Discursiva está prevista para o dia 28 de dezembro e o início de cada curso será no primeiro semestre letivo de 2022, com data a ser definida no calendário acadêmico do Campus ofertante.

O projeto Forma Pará é uma iniciativa do Governo do Estado, que visa unir forças com as Instituições de Ensino Superior (IESs), Prefeituras e Associações Municipais, a fim de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica) nos municípios do estado do Pará. O objetivo é minimizar as assimetrias regionais e o fortalecer a capacitação de recursos humanos nos municípios paraenses.