Página inicial > Últimas Notícias > FORMAÇÃO POSSIBILITA APLICAÇÃO PRÁTICA DA GESTÃO POR RESULTADOS NO IFPA

FORMAÇÃO POSSIBILITA APLICAÇÃO PRÁTICA DA GESTÃO POR RESULTADOS NO IFPA

• Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 21h06
  • Última atualização em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 21h11

O Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio da atuação da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DPDI), vinculada à Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep) do Instituto, de 3 a 5 de novembro de 2021, promoveu o curso “Dominando a Gestão de Projetos”. A formação faz parte do Programa de Formação de Gestores do IFPA.

O programa foi criado em 2016 e tem como objetivo capacitar os gestores do IFPA para exercer as funções de gestão. Foram ofertadas 35 vagas, sendo 15 destinadas ao Escritório de Gerenciamento de Projetos de Gestão e Processos (EGPGP). O curso foi ofertado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com carga horária de 21 horas.

A capacitação de servidores é uma ação que impacta positivamente no indicador do PDI de Aprendizado e Crescimento “AC1.2 – Quantidade de servidores capacitados”, no qual está previsto também no Programa de Desenvolvimento de Pessoas, cujo esforços estratégicos constam Projeto de Execução do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (capacitação e qualificação) sob a responsabilidade da PROGEP.

Durante as atividades práticas desenvolvidas no curso, os servidores aplicaram os conhecimentos adquiridos em quatro projetos de gestão que estão no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPA 2019-2023.

PROJETOS DE GESTÃO PARA RESULTADOS – PDI IFPA 2019-2023

ATIVIDADES DA EQUIPE 1

OBJETIVO ESTRATÉGICO: AC1 - Desenvolver a gestão de pessoas com foco em resultados

INDICADOR: AC1.1 - Percentual de servidores assistidos em Saúde e Qualidade de Vida

PROJETO DE GESTÃO: Projeto de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

ATIVIDADES DA EQUIPE 2

OBJETIVO ESTRATÉGICO: AC2 - Implementar a Governança Institucional

INDICADOR: AC2.5 - Percentual de projetos de gestão gerenciados

PROJETO DE GESTÃO: Projeto de estruturação do portfólio de projetos do IFPA

ATIVIDADES DA EQUIPE 3

OBJETIVO ESTRATÉGICO: PI7 – Melhorar os indicadores de qualidade educacional e avaliação

INDICADOR: PI7.3 - Média das notas dos cursos no Conceito de Curso (CC)

PROJETO DE GESTÃO: Projeto de aquisição de acervo bibliográfico

ATIVIDADES DA EQUIPE 4

INDICADOR: PI7.1 - Percentual de requisitos de Acessibilidade

PROJETO DE GESTÃO: Projeto de adequação da infraestrutura para acessibilidade

PROGRAMAS E PROJETOS NO IFPA

As 196 certificações já realizadas por ocasião dos cursos de formação de gestores são fundamentais para os avanços esperados na implantação da gestão por processo e da inclusão de projetos, programas e da gestão de portfólio na execução do PDI do IFPA. Nesse sentido o Escritório de Gerenciamento de Projetos de Gestão e Processo (EGPGP), criado em 2019 por meio da Portaria nº 427/2019-GAB, vinculado à DPDI vem desenvolvendo ações de impactos positivos ao objetivo estratégico “Implementar a Governança Institucional” com esforços para o indicador “Percentual de processos de negócio modelados” e para o indicador “Percentual de projetos de gestão gerenciados”.

SAIBA MAIS EM: