Página inicial > Últimas Notícias > Campi Abaetetuba e Santarém estão entre os finalistas de Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP

• Publicado: Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 17h02
  • Última atualização em Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 17h02

O Instituto Federal do Pará (IFPA) está participando da 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). As bancas virtuais de avaliação dos projetos selecionados ocorreram entre os dias 10 e 13 de janeiro.  Nesta primeira fase foram selecionados os 70 projetos que  serão apresentados presencialmente na Universidade de São Paulo (USP) no período de 21 a 25 de março.

Ao todo, a Região Norte teve 21 projetos científicos aprovados pela Febrace. O estado do Amazonas participa da final com três projetos, o Amapá com cinco, o Tocantins com dois e o Pará teve 10 projetos selecionados, dos quais dois são de autoria de estudantes do IFPA dos campi Santarém e Abaetetuba. Ambos foram pré-selecionados pela Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-Pará (FECITBA-PA).

O projeto do IFPA campus Santarém é finalista na área de Agronomia com o projeto denominado “A Análise de Presença de Cargas Elétricas no Solo como Forma de Melhoramento da Produtividade das Culturas Agrícolas”. Os autores são os estudantes Denílson Vicente Araújo Silva, Lucas Garcia Campos e Geovana Castro da luz, com a orientação da professora Luisa Helena Silva de Sousa.

O projeto do Campus Abaetetuba concorre na área Naval e Oceânica. Trata-se de uma invenção tecnológica elaborada por alunos do IFPA em parceria com alunos do Sistema de Ensino Inove. O “Mini Transponder para pequenas embarcações” é resultante do trabalho dos alunos Marco Antonio Sousa da Silva e Daniel Gonçalves da Silva, com orientação do professor Gilberto Luis Sousa da Silva. Premiado pela USP, na edição da Febrace 2020, o protótipo passou por melhorias e alterações para participar desta edição do evento.

Confira a lista de todos os projetos do Pará finalistas na Febrace 2022 clicando aqui.

20ª Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace) é uma mostra nacional pré-universitária de Ciências e Engenharia em diversas as áreas do conhecimento. A proposta da Escola Politécnica (Poli) da USP é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica no país, despertando entre os jovens as novas vocações e induzindo práticas pedagógicas nas escolas.

Os participantes desta edição submeteram seus trabalhos até o dia 03 de novembro de 2021 pela plataforma da Febrace. A 20ª Febrace, devido à pandemia de Covid-19, está ocorrendo no formato híbrido. Todos os projetos finalistas participaram de sessões de avaliação online e os 70 projetos de destaque participarão de forma presencial em São Paulo.

No ano de 2020, o IFPA participou da Febrace com quatro projetos, sendo três de Abaetetuba e um de Marabá Industrial.