Página inicial > Últimas Notícias > Castanhal: Boas práticas na fabricação de açaí é tema de cartilha lançada pelo IFPA

• Publicado: Quarta, 09 de Março de 2022, 15h00
  • Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2022, 15h00

O Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal, na quinta-feira, 3 de março, realizou de forma presencial, na Casa do Açaí, com transmissão pelas redes sociais, duas palestras: “Desenvolvimento Regional pela Inclusão Produtiva: Organizando a Cadeia Produtiva do Açaí” e “Boas Práticas de Fabricação de Açaí”. O evento é resultado do projeto Rotas de Integração Nacional.

Na ocasião, foi lançada a Cartilha de Boas Práticas de Fabricação do Açaí elaborada pelo projeto “A Casa do Açaí”. No final do evento, foi divulgado a oferta de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Açaícultor que terá como foco os produtores situados nas regiões integrantes da Rota do Açaí. As três ações são desenvolvidas em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Comitê Gestor do Polo Nordeste Paraense da Rota do Açaí.

Presidido pela coordenadora do Polo de Inovação, Tatiana Pará Monteiro de Freitas, o evento contou com a participação do presidente do Comitê Gestor do Polo Nordeste Paraense da Rota do Açaí, Rosa Maria Alexandre da Silva; representantes da Secretaria de Agricultura de Tomé-açu e de Benevides; batedores de açaí de Ananindeua, produtores rurais de Castanhal e de representantes da Agroindústria da Região Metropolitana de Belém; estudantes do Time Enactus do IFPA Castanhal, Incubitec e do Meninas da Geo.

A Casa do Açaí contou com parceria do projeto Team Açaí e da Cargill para elaboração do layout e impressão das cartilhas como apoio ao fomento do empreendimento social. Tatiana Pará explica que a cartilha é um produto do Termo Execução Descentralizada (TED) 20/2020 do Ministério do Desenvolvimento que assina o estágio de pesquisa e extensão dos alunos do IFPA Castanhal.  “Os alunos integrantes do Time Enactus produziram a cartilha sob coorientação da professora Suely”, esclarece.

A cartilha apresenta o que é o açaí, sua importância para a economia do Estado, as boas práticas de fabricação de açaí, a necessidade de conhecer o fornecedor e os cuidados da pós-colheita do fruto, os cuidados a serem adotados no transporte, os equipamentos e instalações necessários, as etapas para produção do vinho de açaí. O conteúdo servirá para a capacitação dos açaícultores ao longo do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) que será ofertado pela Casa do Açaí a partir de abril deste ano. Os exemplares serão distribuídos aos batedores de açaí pertencentes à região de abrangência da Rota. Sua impressão foi viabilizada por meio de patrocínio da Cargill.

O curso FIC de Açaícultor, lançado durante o evento, abrirá inscrição para a primeira turma em abril, adiantou Tatiana Pará. “Teremos também a implantação da unidade demonstrativa e faremos a plantação de 200 mudas de açaí em abril”, informa.

Acesse a cartilha aqui

Rota do Açaí

A Rota do Açaí envolve três polos no Pará: Baixo Tocantins, Nordeste Paraense e Marajó.

Saiba mais sobre a Rota do Açaí: http://portalrotas.avaliacao.org.br/rota/rota-do-acai/1