Página inicial > Últimas Notícias > Seminário reúne Instituições de Ensino Superior de Portugal e Brasil para firmar cooperações e parcerias

• Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 16h09
  • Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 16h09

Instituições de ensino superior de Portugal e do Brasil estão reunidas na cidade de Bragança, em Portugal, para o Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, que acontece entre os dias 4 e 8 de abril. O evento agrega dirigentes, professores e assessores de relações internacionais da rede de ensino superior politécnico de Portugal e da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica do Brasil, com o objetivo de revisitar e incentivar a cooperação internacional. O Seminário também está avaliando os resultados e definindo novas agendas estratégicas de cooperação, considerando as missões e visões comuns às instituições.

As instituições brasileiras e portuguesas já contam com 126 acordos assinados e, no que diz respeito à dupla diplomação, pelo menos 16 instituições da Rede Federal têm acordos com Institutos Politécnicos Portugueses em áreas como engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de alimentos, engenharia química, engenharia civil e administração. O Seminário acontece para estreitar ainda mais esses laços

“A importância desse Seminário Luso-Brasileiro, que envolve os 15 institutos politécnicos de Portugal e representações de 35 das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, é proporcionar um ambiente que fortaleça essas parcerias, essas relações internacionais. A ideia é que a gente possa aprofundar uma parceria que, aliás, é a principal parceria, visto que Portugal é o país em que a Rede Federal mais tem parcerias, e também, é claro, proporcionar um ambiente apropriado para essa troca de experiências”. Destaca o Presidente do Conif e Reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Claudio Alex da Rocha.

Em uma programação repleta de palestras, mesas redondas e workshops, o Seminário está abordando as temáticas: Mobilidade, Dupla Diplomação, Inovação Formativa, Processos de Cocriação, Empreendedorismo e Fortalecimento das Redes de Cooperação Internacional envolvendo as instituições portuguesas e brasileiras. Haverá também uma reunião conjunta entre o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Em 2019, 10 estudantes do IFPA embarcaram para Portugal para realizar um intercâmbio, sendo quatro do Campus Itaituba e seis do Campus Belém. Eles eram provenientes do Mestrado em Engenharia de Materiais e das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras, Língua Portuguesa e Pedagogia e foram selecionados a partir de um edital lançado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O intercâmbio é fruto de uma parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), como parte da prática de internacionalização do Instituto.