Página inicial > Últimas Notícias > IFPA firma parcerias com Institutos Politécnicos de Portugal

IFPA firma parcerias com Institutos Politécnicos de Portugal

• Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 17h21
  • Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2022, 17h30

Hoje (07), o Instituto Federal do Pará (IFPA) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal. O objetivo é promover a cooperação entre as duas instituições a fim de realizar, conjuntamente, atividades de índole acadêmica, científica, técnica, pedagógica e/ou cultural em áreas de interesse comum. As ações de cooperação abrangem Intercâmbio de estudantes de graduação, pós-graduação ou cursos técnicos, Intercâmbio de pessoal docente, pesquisadores e pessoal técnico-administrativo, Formação, Cooperação técnica e Colaborações em projetos de pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

Além de assinar o Acordo de Cooperação com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), o IFPA também renovou, ontem (06), a parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a fim de que ambas continuem a colaborar mutuamente para o desenvolvimento da docência nas áreas em que ambas estão envolvidas, a promover e facilitar a mobilidade dos docentes e investigadores, a fortalecer a mobilidade dos estudantes de graduação e pós-graduação e a prosseguir conjuntamente em quaisquer outros objetivos de interesse em comum. Foi através dessa parceria com o IPB que, em 2019, 10 alunos do IFPA, campi Itaituba e Belém, embarcaram para Portugal para realizar um intercâmbio de cinco meses.

“Assinamos a renovação da parceria que temos com o Instituto Politécnico de Bragança, que já permitiu a mobilidade inclusive de nossos estudantes de licenciatura. Também assinamos um acordo de cooperação com o Instituto Politécnico do Porto, então, de fato, são ações de extrema relevância, que colocam ainda mais em destaque o Instituto Federal do Pará em particular, e a rede federal no sentido mais amplo, na medida em que a gente estreita essa relação com os institutos politécnicos aqui de Portugal”, destaca o Reitor do IFPA, Claudio Alex da Rocha.

As parcerias entre o IFPA e os Institutos Politécnicos de Portugal foram firmadas durante o Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, que está acontecendo na cidade de Bragança, em Portugal, entre os dias 04 e 08 de abril. O evento reúne Instituições de ensino superior de Portugal e do Brasil, com o objetivo de revisitar e incentivar a cooperação internacional, avaliar os resultados e definir novas agendas estratégicas de cooperação, considerando as missões e visões comuns às instituições.

Ascom IFPA