Página inicial > Últimas Notícias > IFPA abre consulta pública sobre criação dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade

• Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 14h46
  • Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 16h57

Na quarta-feira, 6 de abril, o Instituto Federal do Pará (IFPA) abriu consulta à comunidade acadêmica sobre a minuta do texto da Resolução que trata da criação dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade (Neged). Estudantes, professores e técnicos-administrativos podem propor sugestões até o dia 13 de abril.

A proposta dos Negeds, de acordo com o texto inicial, é promover a inclusão das diversas sexualidades e identidades de gênero, por meio do debate reflexivo e educativo, visando a formação de cidadãos por meio de uma educação integral e de acordo com realidades sociais regionais, nacionais e mundial.

Além disso, também se propõem desenvolver projetos de educação que trabalhem com ações voltadas ao combate da homo/lesbo/transfobia, heteronormatividade, assédio sexual e moral, misoginia, dentre outras formas de violência, proporcionando uma prática cidadã que preze pelo respeito e inclusão dos sujeitos, independente do gênero, identidade de gênero, orientação sexual, raça, religião, cultura e valores.

A minuta foi construída por representantes dos estudantes, professores e técnicos da instituição que, durante 8 meses, trabalharam na elaboração dos princípios e diretrizes para os programas e ações a serem executados pelos Negeds dos campi.

Para realizar a leitura detalhada e propor sugestões à minuta da Resolução que cria o Neged, basta acessa o Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o dia 14 de abril e clicar em “responder questionário”.

Após o período de consulta à comunidade, a minuta será analisada pela Câmara de Extensão do Conselho Superior (Consup) do IFPA e, em seguida, será votada pelos conselheiros durante sessão deliberativa do Consup.