Página inicial > Últimas Notícias > Conif seleciona estudantes para participar de acampamento de Congresso 2022 na Espanha

• Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 13h45
  • Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2022, 13h45

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) abriu processo de seleção de dois estudantes de cursos de graduação ou cursos técnicos subsequentes da Rede Federal para participação no Youth Camp do Congresso Mundial da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) de 2022. As inscrições podem ser feitas até dia 17 de abril. Serão duas fases. Na primeira, serão selecionados três candidatos, de instituições diferentes, por região geográfica do país (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). Na segunda, serão analisadas as cartas de motivação.

O Programa Youth Camp é um acampamento para estudantes, onde os(as) eles terão a oportunidade de realizar atividades sociais, discussões sobre temas globais e desenvolver uma declaração “The Voice of the Youth”, que será apresentada aos(às) participantes da Conferência Mundial. Está programado para ocorrer entre os dias 12 e 17 de junho de 2022 em Donostia-San Sebastián, na Espanha. Os selecionados participarão de atividades sociais e discussões sobre temas globais.

O propósito desse acampamento é engajar os estudantes da educação profissional e tecnológica em discussões relevantes e debates no lugar e no papel do(a) discente de educação profissional e tecnológica globalmente; entender como os(as) estudantes se relacionam com o mundo do trabalho em um contexto de mudanças velozes e constantes; incluir o ponto de vista dos(das) estudantes no Congresso Mundial da WFCP; e permitir que estudantes de educação profissional e tecnológica estabeleçam laços com estudantes de outras partes do mundo e entrem em contato com outras culturas.

Para participar, os estudantes precisam estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação ou em curso técnico subsequente de qualquer área em um dos Institutos Federais da Rede; ter entre 18 e 30 anos de idade; possuir nível mínimo B2 de proficiência em língua inglesa; ler atentamente o Edital CONIF/AI No 07, de 8 de abril de 2022; enviar toda a documentação solicitada, as informações curriculares e preencher corretamente o formulário de inscrição.

As despesas com inscrição do evento, passagens aéreas internacionais, seguro viagem, emissão do passaporte (se necessário), custos de alojamento e alimentação dos dois estudantes selecionados serão financiadas pela Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Todos os detalhes estão no Edital CONIF/AI Nº 08, de 7 de abril de 2022.

Acesse o site da WFCP 2022 clicando aqui.

Em caso de dúvidas, basta enviar mensagem ao Conif, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.