Página inicial > Últimas Notícias > Proppg divulga Edital de Auxílio a Projetos de Inovação e Pesquisa Aplicada (APIPA) 2022

• Publicado: Segunda, 09 de Maio de 2022, 16h23
  • Última atualização em Segunda, 09 de Maio de 2022, 16h23

Na sexta-feira, 6 de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg), divulgou o Edital Nº 3/2022 de Auxílio a Projetos de Inovação e Pesquisa Aplicada (Apipa) com o objetivo de selecionar propostas em pesquisa aplicada e/ou extensão tecnológica para receber auxílio financeiro.  A submissão de proposta a este edital pode ser feita até 5 de junho de 2022.

O edital é dirigido aos servidores do IFPA na iniciação e manutenção de suas atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Serão incentivados projetos que apresentem potenciais de geração de produtos, processos e serviços inovadores; e transferência de tecnologia para solução das demandas da comunidade externa. Nos campi, o acompanhamento da celebração de acordo de parceria e da execução da proposta será feito pelos agentes de inovação.

O projeto de pesquisa precisa ter foco em inovação, de acordo com o edital, para propor soluções de problemas reais, com natureza institucional, empresarial ou comunitária, por meio do desenvolvimento e aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos, processos ou serviços tecnológicos de impacto econômico ou social, visando a solução de problemas/necessidades reais da comunidade externa aos campi do IFPA.

Os pesquisadores de todos os campi podem participar, submetendo propostas. É preciso ler atentamente o edital e a tabela com a lista dos problemas/necessidades a serem solucionados por este edital na área de Tecnologia da Informação, Meio Ambiente, Engenharia/Tecnologia de Alimentos e Engenharia/Automação das seguintes instituições: Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (Apacc), Cooperativa dos Fruticultores de Abaetetuba (Cofruta), Bela Iaça Polpas de Frutas Indústria e Comércio LTDA situadas nos municípios de Abaetetuba, Cametá e Castanhal. O projeto terá prazo de execução de 12 meses, podendo ser prorrogado por no máximo seis meses. Os bolsistas devem ser indicados no período de julho-agosto.

Cada projeto selecionado deverá ter orçamento de até R$40 mil reais para cobrir diárias, passagens, material de consumo, serviços de pessoas jurídicas e material permanente; bolsas do coordenador, pesquisador, aluno e colaborador externo.

Leia atentamente o edital: https://bit.ly/APIPA-Edital-03-2022

Apipa

A Proppg conta com recursos totais de R$160 mil reais para o Edital Nº 3/2022 – Apipa. Este é um auxílio (custeio e bolsa) para projetos e pesquisas a serem desenvolvidos no IFPA, por um pesquisador ou Grupo de Pesquisa. O coordenador do projeto definirá quantas bolsas solicitará, quais modalidades, a quantidade de parcelas e o valor de cada bolsa. Para concorrer aos recursos, além de seguir todos os critérios do edital, de elegibilidade, o projeto deve ter orçamento de até R$40 mil reais e ser submetido por um pesquisador ou Grupo de Pesquisa.

A submissão da proposta –com todas as fichas anexas ao edital preenchidas– deverá ser enviada em documento único no formato PDF para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Bolsas

Quanto às bolsas, cabe ao coordenador do Projeto definir o número de bolsas e as modalidades, bem como a quantidade de parcelas, respeitando o valor máximo total por cada projeto. As modalidades de bolsa são:

Coordenador de Projeto: Valor mensal de R$1.500,00.

Pesquisador: Valor mensal de R$1000,00.

Estudante de nível médio ou superior: Valor mensal de R$400,00.

Estudante Especialização: Valor mensal de R$800,00.

Estudante Mestrado e Doutorado: Valor mensal de R$1.500,00.