Página inicial > Últimas Notícias > IFPA lança em breve o Edital de Mobilidade Acadêmica (MobAc) para realização de Processo Seletivo para Transferência Interna, Transferência Externa e Admissão de Portador de Diploma de Graduação

• Publicado: Segunda, 30 de Maio de 2022, 16h59
  • Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2022, 16h59

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lança, em breve, o Edital de Mobilidade Acadêmica (MobAc), para realização de Processo Seletivo para Transferência Interna, Transferência Externa e Admissão de Portador de Diploma de Graduação. O objetivo é ocupar as 767 vagas remanescentes de cursos superiores de graduação, na modalidade de ensino presencial, para ingresso no 2º semestre do ano letivo de 2022. A seleção será com base nas notas obtidas em uma mesma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada nos anos de 2010 a 2021, a ser indicada pelo candidato no ato da inscrição. A inscrição será gratuita.

A transferência interna é a transferência de estudante de curso superior de graduação entre os campi do IFPA. Já a transferência externa é a transferência de estudante de curso superior de graduação matriculado em outra instituição de ensino superior para o IFPA. A admissão de portador de diploma de graduação é voltada para quem já concluiu um curso superior de graduação e possui diploma, em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). As transferências interna e externa, com mudança de curso, e a admissão de portador de diploma de graduação, somente poderão ocorrer para curso de mesma área de conhecimento ou eixo tecnológico ou afins.

Para concorrer às vagas para transferência interna, o candidato deve ser proveniente de curso superior de graduação ofertado por um dos campi do IFPA, estar matriculado no 1º semestre letivo de 2022, ou estar com matrícula trancada, e ter cursado ao menos uma série/período/etapa de seu curso, com o qual possui vínculo no IFPA. No caso da transferência externa, exige-se que o candidato seja proveniente de um curso superior de graduação, esteja matriculado no 1º semestre letivo de 2022, ou esteja com matrícula trancada na instituição de ensino superior de origem e tenha cursado ao menos uma série/período/etapa de seu curso. Tanto a transferência interna, quanto a externa, podem ocorrer com mudança da modalidade de ensino a distância para presencial.

Para concorrer às vagas para admissão de portador de diploma graduação, o candidato deve possuir diploma de graduação de curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) emitido por instituição de ensino superior brasileira. O portador de diploma de graduação emitido por instituição estrangeira que desejar participar do processo seletivo precisa ter seu diploma reconhecido por instituição de ensino superior brasileira.