Página inicial > Últimas Notícias > Rede Federal recebe Prêmio de Excelência do WFCP na categoria Cidadania Global

Rede Federal recebe Prêmio de Excelência do WFCP na categoria Cidadania Global

• Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 11h13
  • Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 11h13

O Reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA) e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Claudio Alex da Rocha, participou do Congresso Mundial 2022 da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP), realizado em San Sebastián, na Espanha. Na ocasião, o Conif recebeu o Prêmio de Excelência do WFCP, na categoria Cidadania Global, pelo Programa Português como Língua Adicional (PLA), que promove a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais.

“Tivemos a honra de ser premiados aqui no WFCP, em razão do projeto PLA, o Programa Português como Língua Adicional, fruto de uma discussão em rede, a partir das parcerias que temos internacionais. A partir dessas parcerias, das temáticas que foram aqui discutidas, da cidadania global, a partir de discussões de temas como inclusão e equidade, sustentabilidade, imigração e o futuro do mundo do trabalho, pudemos ver que a Rede Federal está no caminho certo e é uma referência mundial, por isso, estamos honrados em receber esse prêmio e esse prêmio é de toda Rede Federal”, comemora Claudio Alex da Rocha.

A WFCP é uma rede internacional de instituições e associações regionais de educação profissional e tecnológica de vários países. O Congresso da WFCP é realizado bianualmente e reúne as principais lideranças da educação profissional do mundo.  A edição desse ano aconteceu de 15 a 17 de junho e trouxe seminários e encontros voltados para a educação e a formação técnico-profissional.  O evento também abriu espaço para as temáticas futuro do trabalho, equidade e inclusão, migração e sustentabilidade, além de premiar boas práticas.

O Conif é formado por 41 instituições, sendo 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. Trata-se de uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. O Conselho atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.