Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Rede Federal recebe Prêmio de Excelência do WFCP na categoria Cidadania Global
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Rede Federal recebe Prêmio de Excelência do WFCP na categoria Cidadania Global

  • Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 11h13
  • Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 11h13
imagem sem descrição.

 

O Reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA) e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Claudio Alex da Rocha, participou do Congresso Mundial 2022 da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP), realizado em San Sebastián, na Espanha. Na ocasião, o Conif recebeu o Prêmio de Excelência do WFCP, na categoria Cidadania Global, pelo Programa Português como Língua Adicional (PLA), que promove a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais.

“Tivemos a honra de ser premiados aqui no WFCP, em razão do projeto PLA, o Programa Português como Língua Adicional, fruto de uma discussão em rede, a partir das parcerias que temos internacionais. A partir dessas parcerias, das temáticas que foram aqui discutidas, da cidadania global, a partir de discussões de temas como inclusão e equidade, sustentabilidade, imigração e o futuro do mundo do trabalho, pudemos ver que a Rede Federal está no caminho certo e é uma referência mundial, por isso, estamos honrados em receber esse prêmio e esse prêmio é de toda Rede Federal”, comemora Claudio Alex da Rocha.

A WFCP é uma rede internacional de instituições e associações regionais de educação profissional e tecnológica de vários países. O Congresso da WFCP é realizado bianualmente e reúne as principais lideranças da educação profissional do mundo.  A edição desse ano aconteceu de 15 a 17 de junho e trouxe seminários e encontros voltados para a educação e a formação técnico-profissional.  O evento também abriu espaço para as temáticas futuro do trabalho, equidade e inclusão, migração e sustentabilidade, além de premiar boas práticas.

O Conif é formado por 41 instituições, sendo 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. Trata-se de uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. O Conselho atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página