Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Guia de Turismo promove visita técnica em pousadas e comunidades do Rio Arapiuns

• Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 18h34
  • Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 18h34

Alunos e professores do curso Técnico Subsequente em Guia de Turismo, participantes da disciplina de Gestão e Empreendedorismo, ofertado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Santarém organizaram uma visita técnica com foco no aprendizado e desenvolvimento de atividade prática de elaboração de um Guia Turístico para as comunidades Urucuréa, Anã e Atodi situadas no município de Santarém.

A viagem para conhecer o local, a comunidade e fazer o levantamento de dados ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2022 e possibilitou a produção do material de divulgação dos serviços e produtos ofertados pelas comunidades tradicionais produtoras de farinha de mandioca, beijú, tapioca, mel e artesanato. A Comunidade de Anã, situada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, e a Comunidade do Projeto de Assentamento Extrativista Tapajós-Arapiuns (Atodi) contam com pousadas comunitárias às margens do Rio Arapiuns com capacidade para receber até 20 pessoas por vez.

Ao todo, participaram da visita 40 alunos dos cursos de Guia de Turismo, Hospedagem PROEJA e Aquicultura do IFPA campus Santarém. Eles tiveram a chance de observar que as comunidades já estão acostumadas a receber os visitantes. Disponibilizam anfitrião para recepcionar os turistas e ofertam roteiros que modificam conforme a época do ano, conforme o fluxo das águas. As comunidades contam com sistema fotovoltaico para iluminação, carregamento de máquinas fotográficas e celulares, e postos artesianos para fornecimento de água. Na prática, o acolhimento aos turistas nestas comunidades foi fomentado por Maria Odila, fundadora da Turiarte Amazônia – uma cooperativa de moradoras e moradores de comunidades dos rios Arapiuns, Tapajós e Amazonas, que promove roteiros de Turismo de Base Comunitária–, pelo trabalho, ela foi premiada por programa de TV este ano.

Durante a visita técnica, os estudantes tiveram a oportunidade de dialogar com membros da comunidade, vivenciar na prática os conhecimentos acadêmicos e junto à comunidade local desenvolveram planejamento e organização de viagens turísticas. Analisaram as embarcações, providenciaram os ingressos da viagem, elaboraram uma sugestão de kit pessoal de higiene e roupa ideal para este tipo de passeio e viagem, kit alimentação e kit de primeiros socorros. E elaboraram um roteiro de três dias com descrição de horário da viagem, café da manhã, deslocamento do barco, recepção e acomodação, jantar ao som de carimbo, café regional; visitas aos projetos de psicultura, meliponicultura e marcenaria social; Trilha dos Castanheiros e horário de retorno.

A visita e os alunos foram supervisionados e auxiliados pelas professoras Carmem Lúcia Leal de Andrade, Cecília Bezerra Carvalho, Lucimara Leal Costa e o professor Igor Bartolomeu Alves. E o trabalho técnico foi realizado pelos alunos em equipes de planejamento, organização/execução, controle e direção/coordenação. Os alunos Anderson Luís Santos de Sousa, Euflávio Medeiros da Silva, Indira Barbara Lima Amazonas, Kátia Cardoso Moreira e Natalice do Carmo Oliveira fizeram o folder do Guia de Turismo.  Além desses alunos que organizaram o guia, participaram da viagem 41 alunos das turmas de Guia de Turismo, Hospedagem PROEJA e Aquicultura. Professora Carmem avalia que este trabalho é muito importante. ““Cada equipe ficou responsável por uma etapa. A visita superou todas as nossas expectativas. E deve acontecer a cada semestre com o objetivo de associar as teorias e as práticas”.