Página inicial > Últimas Notícias > IFPA de Marabá abre seleção para Pós-Graduação em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Currículo

• Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 17h16
  • Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2022, 17h16

O Campus Marabá Rural do Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou edital do processo seletivo para o curso de Pós-Graduação em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Currículo. São 40 vagas, sendo oito vagas para candidatos declarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O Objetivo do curso é formar professores em educação do campo, visando contribuir para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares e integradas na educação básica.

Com duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, a Pós-Graduação em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Currículo é destinada a professores, coordenadores e gestores que atuam na educação do campo das águas e florestas, prioritariamente do município de Marabá. O curso será realizado na modalidade presencial, com carga horária de 440 horas, regime didático semestral, desenvolvido em alternância pedagógica. Durante o período de tempo-escola, as atividades serão matutinas e vespertinas, já os tempos-comunidade serão executados nas escolas ou comunidades do campo nas quais os profissionais atuam.

Para se inscrever o candidato deve ser portador de diploma de curso superior em qualquer área. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 19 a 20 de agosto, diretamente na Diretoria de Ensino do Campo da SEMED/DECAMP – Marabá. No ato da inscrição, o candidato deverá entregar toda a documentação exigida em edital. A seleção será constituída por duas fases, a primeira é a análise do pré-projeto de pesquisa e a segunda consiste em uma entrevista, a ser realizada no período de 17 a 21 de outubro. A previsão é que as aulas iniciem no dia 04 de janeiro de 2023.

O Curso está inserido na área do conhecimento de educação e possui a linha de pesquisa “Educação do Campo”, que trata dos fundamentos das práticas educativas na educação básica no ensino por área de conhecimento e do desenvolvimento curricular na Educação do Campo, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias interdisciplinares, que possibilitem formação humana e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípios educativos e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não-formais.

Acesse o edital aqui.