Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Campi do IFPA estão entre as maiores notas do Ideb no estado
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campi do IFPA estão entre as maiores notas do Ideb no estado

  • Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 20h08
  • Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 20h15
imagem sem descrição.

 

 

O Instituto Federal do Pará (IFPA) alcançou médias consideradas excelentes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. O Campus Marabá Industrial atingiu nota 5 e o Campus Paragominas obteve nota 5,3, dessa forma, os campi figuram entre as maiores notas do estado. As notas foram motivo de comemoração para o IFPA, visto que se aproximam da média 6, que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos. No âmbito do ensino médio, 7.195 escolas e 3.419 municípios tiveram Ideb calculado em 2021.

Criado em 2007, o Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice permite traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. Para o Reitor do IFPA, Claudio Alex da Rocha, indicadores de qualidade como o Ideb são muito representativos, pois atestam a qualidade da educação ofertada pelo Instituto.

“Para além desses indicadores, entendo que a educação que é ofertada no âmbito do Instituto Federal do Pará também se cerca de outros elementos que colaboram com a melhoria dos nossos indicadores, principalmente porque é feita a partir de uma educação que envolve uma formação cidadã, que envolve arte, cultura, desporto, a promoção da pesquisa, da extensão como instrumentos pedagógicos que aprimoram a educação aqui ofertada. Demonstram também a qualificação dos nossos professores, nossos servidores, na medida em que podem promover essa educação e obviamente esses indicadores acabam atestando essa qualidade”, disse o Reitor.

Além de estarem entre as melhores notas do Ideb 2021, os campi Marabá Industrial e Paragominas ainda têm as duas maiores médias padronizadas do estado, no Saeb. O Saeb é uma avaliação em larga escala que subsidia a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Através de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes que participam.

“É necessário destacar que alcançar esse resultado só foi possível a partir do trabalho de todos que fazem parte da comunidade acadêmica. O trabalho e o compromisso de todos os docentes, sempre buscando a oferta de um ensino de excelência, merece destaque nessa conquista. Além disso, os nossos servidores Técnico-Administrativos em Educação também possuem um papel extremamente importante nessa vitória, devido ao apoio constante às atividades realizadas no campus. O Campus Paragominas está em festa por saber que estamos seguindo na direção certa, sempre buscando a formação de cidadãos”, destacou o Diretor do Campus Paragominas, Íthalo de Moura.

O cálculo do Ideb segue a mesma metodologia proposta em 2007, porém, em 2021, a avaliação teve algumas particularidades, em decorrência da pandemia de covid-19. O cenário pandêmico provocou suspensão das atividades de ensino, a adoção de novas mediações de ensino e a revisão de currículos e critérios. A fim de compreender as consequências da crise sanitária na educação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apurou dados sobre a “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”, através do Censo Escolar de 2020 e de 2021.

“O ciclo avaliado aconteceu quase todo no contexto de pandemia e eu diria que nós encaramos esse momento difícil com muita seriedade. Não tivemos aula presencial por um bom período, mas a nossa equipe docente se empenhou muito para tentar manter o nosso padrão de qualidade no ensino remoto. Sem dúvidas, as ações que nós, juntamente com a nossa reitoria do IFPA, promovemos no sentido de dar suporte econômico e técnico (com distribuição de Chips de celular com internet, auxílios permanência e auxílios para aquisição de notebooks) tiveram um papel importante nessa conquista da nota. Além, é claro, de um processo de busca ativa por alunos que demonstravam desmotivação durante a pandemia”, afirmou o Diretor do Campus Marabá Industrial, Jackson Oliveira.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página