Página inicial > Últimas Notícias > Campi do IFPA estão entre as maiores notas do Ideb no estado

Campi do IFPA estão entre as maiores notas do Ideb no estado

• Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 20h08
  • Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 20h15

O Instituto Federal do Pará (IFPA) alcançou médias consideradas excelentes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. O Campus Marabá Industrial atingiu nota 5 e o Campus Paragominas obteve nota 5,3, dessa forma, os campi figuram entre as maiores notas do estado. As notas foram motivo de comemoração para o IFPA, visto que se aproximam da média 6, que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos. No âmbito do ensino médio, 7.195 escolas e 3.419 municípios tiveram Ideb calculado em 2021.

Criado em 2007, o Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice permite traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. Para o Reitor do IFPA, Claudio Alex da Rocha, indicadores de qualidade como o Ideb são muito representativos, pois atestam a qualidade da educação ofertada pelo Instituto.

“Para além desses indicadores, entendo que a educação que é ofertada no âmbito do Instituto Federal do Pará também se cerca de outros elementos que colaboram com a melhoria dos nossos indicadores, principalmente porque é feita a partir de uma educação que envolve uma formação cidadã, que envolve arte, cultura, desporto, a promoção da pesquisa, da extensão como instrumentos pedagógicos que aprimoram a educação aqui ofertada. Demonstram também a qualificação dos nossos professores, nossos servidores, na medida em que podem promover essa educação e obviamente esses indicadores acabam atestando essa qualidade”, disse o Reitor.

Além de estarem entre as melhores notas do Ideb 2021, os campi Marabá Industrial e Paragominas ainda têm as duas maiores médias padronizadas do estado, no Saeb. O Saeb é uma avaliação em larga escala que subsidia a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Através de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes que participam.

“É necessário destacar que alcançar esse resultado só foi possível a partir do trabalho de todos que fazem parte da comunidade acadêmica. O trabalho e o compromisso de todos os docentes, sempre buscando a oferta de um ensino de excelência, merece destaque nessa conquista. Além disso, os nossos servidores Técnico-Administrativos em Educação também possuem um papel extremamente importante nessa vitória, devido ao apoio constante às atividades realizadas no campus. O Campus Paragominas está em festa por saber que estamos seguindo na direção certa, sempre buscando a formação de cidadãos”, destacou o Diretor do Campus Paragominas, Íthalo de Moura.

O cálculo do Ideb segue a mesma metodologia proposta em 2007, porém, em 2021, a avaliação teve algumas particularidades, em decorrência da pandemia de covid-19. O cenário pandêmico provocou suspensão das atividades de ensino, a adoção de novas mediações de ensino e a revisão de currículos e critérios. A fim de compreender as consequências da crise sanitária na educação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apurou dados sobre a “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”, através do Censo Escolar de 2020 e de 2021.

“O ciclo avaliado aconteceu quase todo no contexto de pandemia e eu diria que nós encaramos esse momento difícil com muita seriedade. Não tivemos aula presencial por um bom período, mas a nossa equipe docente se empenhou muito para tentar manter o nosso padrão de qualidade no ensino remoto. Sem dúvidas, as ações que nós, juntamente com a nossa reitoria do IFPA, promovemos no sentido de dar suporte econômico e técnico (com distribuição de Chips de celular com internet, auxílios permanência e auxílios para aquisição de notebooks) tiveram um papel importante nessa conquista da nota. Além, é claro, de um processo de busca ativa por alunos que demonstravam desmotivação durante a pandemia”, afirmou o Diretor do Campus Marabá Industrial, Jackson Oliveira.